18 de outubro de 2010

Entenda o culto aos orixás

JORNAL DE BRASILIA - DF | RELIGIÃO

17/10/2010

Fundação Cultural Palmares/ MINISTÉRIO DA CULTURA | CULTURA

 

Entenda o culto aos orixás

 

Seminário sobre a CULTURA religiosa africana será realizado dia 30, em Brasília

 

Admiradores, estudiosos, simpatizantes e curiosos sobre a CULTURA Iorubá terão uma oportunidade de conhecer mais sobre o assunto no próximo dia 30. O Centro Cultural e Templo de Orixá Ifá Aje promove nesse dia o Seminário Culto Tradicional Africano de Orixá, ministrado por Sìkírù Sàlámì, sacerdote precursor da religião Iorubá no BRASIL.

 

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Sìkírù Sàlámì vive no BRASIL há 30 anos e é conhecido também como professor King. Ele é iorubá nascido em Abeokuta, Ogun State, na Nigéria e pertence à linhagem Kenta. Sàlámì dedica a maior parte de seu tempo a pesquisas, estudos e ao ensino de língua, da CULTURA e da religião tradicional Iorubá.

 

É fundador do Oduduwa Templo dos ORIXÁS e do Centro Cultural Oduduwa e autor de diversas obras sobre esses temas, entre elas, Poemas de Ifá e Valores de Conduta Social entre os Yorubá da Nigéria, Cânticos dos ORIXÁS na África, Ogum: Dor e Júbilo nos Rituais de Morte e Exu e a Ordem do Universo, que está em processo de edição.

 

O seminário conta com o apoio da FUNDAÇÃO PALMARES, órgão do MINISTÉRIO DA CULTURA, e pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape), do Governo do Distrito Federal.

De acordo com Ricaule Aquino, sacerdote do culto Iorubá em Brasília, essa é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos acerca dessa tradição, princípio de todas as religiões AFRODESCENDENTES no BRASIL.

 

CULTO IORUBÁ

 

Aquino explica que o povo Iorubá é uma miscigenação de diferentes e distintos povoados de diversas localidades da Nigéria, com hábitos e costumes próprios. Entretanto, todos são oriundos de uma única raiz matriarcal e interligado entre si. Por isso, criaram um método de crença e adoração aos seus ancestrais e aos elementos da natureza, simbolizados no mundo sobrenatural pelos ORIXÁS.

 

O sacerdote explica que n teologia Iorubá Deus é um e não muitos. "É a origem e o princípio de todas as coisas. É sobre essa fidelidade básica que repousa toda a crença Iorubá. A Terra e toda a sua plenitude pertencem a este único Deus", esclarece Aquino. Ele ensina que, da mesma forma como Olódùmarè (Deus) criou o òrun (mundo espiritual) e o àiyé (mundo material), assim como todos os habitantes, igualmente criou as divindades e espíritos a fim de servirem ao seu mundo.

 

"Ele é o criador do Universo, abaixo dele está a hierarquia dos ORIXÁS, que recebem a incumbência de dirigir os seres humanos, administrar os setores da natureza, servindo de intermediários entre os humanos e ele, com objetivo de executar as funções relacionadas com a criação e o governo da Terra", explica Aquino.

 

O povo iorubá vê a multiplicidade dos deuses meramente como expressão ou facetas da mesma divindade. Os ORIXÁS representam a personificação das forças da natureza e dos fenômenos naturais - nascimento e morte, saúde e doença, as chuvas e o orvalho, as árvores e os rios -, os quatros elementos - fogo, ar, terra, água - e os princípios masculino e feminino.

 

"Tudo isso representa o poder vital, a energia, a grande força de todas as coisas existentes e que é denominada axé, a força de realização", assegura Aquino.

 

Centro difunde a CULTURA

 

Em junho deste ano, foi criado em Brasília o Centro Cultural Ifá Aje, desenvolve atividades culturais e educacionais, divulgação de projetos e trabalhos que possam ampliar o universo de saberes do homem acerca da CULTURA e da filosofia das tradições africanas, no que se refere a costumes, expressões artísticas e religiosas, culinária, e demais formas de manifestação cultural.

 

Em Iorubá, Ifá Aje significa "a prosperidade em nosso destino". Os membros do grupo avaliam que o centro cultural poderá contribuir para que suas práticas sirvam de instrumento para agregação de valores históricos e culturais nesta cidade que é tão importante no contexto político, social e místico do País.

 

Já o Templo Ifá Aje, vinculado ao Templo de Orixá Oduduwa em Mongaguá (SP), é direcionado para o desenvolvimento de atividades religiosas que visam disseminar conhecimentos teológicos e litúrgicos aos praticantes e devotos das RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, e que buscam, em especial, o entendimento da Religião Tradicional Iorubá.

 

"Somos uma organização que tem por missão promover e desenvolver projetos que permitam a integração do ser humano a diversas formas de CULTURA, no intuito de ampliar seus conhecimentos e sua percepção a respeito de si mesmo e do mundo que o cerca, além de promover a sua participação e interação social", explica Ricaule Aquino, sacerdote Iorubá em Brasília.

 

O objetivo da instituição é ser referência na divulgação da CULTURA tradicional africana, bem como manter o nível de excelência na produção desses conhecimentos e na busca de parcerias que possam enriquecer e aprimorar essas atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho