
“Esse lançamento abre as atividades da Caravana do Axé, iniciativa que vai trabalhar a capacitação das pessoas contra a intolerância religiosa, bem como informar ao povo do terreiro como ficar por dentro dos seus direitos”, explicou Azile.
Ele enfatizou também a participação do Estado, por meio da Sedihc, que vem apoiando o movimento afro-religioso. “Essa relação de apoio está estreitando os laços entre o Estado e os movimentos. Nesse caso a Secretaria inova ao abrir um espaço de ajudar através da sua assessoria jurídica. A gente se orgulha desse respeito que estamos recebendo do poder público”, destacou.
O secretário da Sedihc, Sergio Tamer, ressaltou o trabalho do CEN, que irá promover, além do lançamento da cartilha, uma mesa redonda relacionada a liberdade religiosa e a valorização cultural das práticas afro-brasileiras. “A Sedihc mostra que é a casa da diversidade cultural, étnica, política e religiosa, que é o espaço da democracia no seu mais elevado padrão”, conclui Tamer.
Além do Cen, Ferma e Sedihc, a solenidade contará com a participação de vários sacerdotes e sacerdotisas de Terreiros do Maranhão, além da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial do Estado.
A programação do evento terá as palestras “Direitos Fundamentais uma questão de cidadania” do secretário Sergio Tamer, “A Igualdade Racial e as Comunidades Tradicionais” da secretária de Igualdade Racial do Maranhão, Claudeth Ribeiro, e “Quem é de Axé diz que é, Sou da Mina com Orgulho” do Vodunsi Prof. Neto de Azile, além do lançamento das Cartilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.