Estou propondo para a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação um Curso que efetive a discussão em torno da implementação da Lei 10.639/03 e seu artigo 79- B que estabelece no calendário escolar o dia 20 de novembro como Dia Nacional da consciência Negra, abrindo debate para as questões das ações de implementação da Lei no espaço escolar e as datas comemorativas de significado histórico e político. Trata-se de um curso de 50h/a com previsão de inicio para 07 de outubro e termino em 09 de dezembro, nas quintas feiras sendo uma turma no matutino e outra no vespertino. Para aprová-lo a EAPE me solicitou que identificasse anteriormente os participantes, por isso optei para contato via e-mail por ser mais rápido.
Se você ou algum colega tiverem interesse em fazer efetivamente o curso, tenham disponibilidade nas quintas feiras de 08hs às 11hs ou das 14hs às 17hs para vir até a EAPE, SGAS 907 Conjunto A, sala 86, por favor preencha a ficha o mais rápido possível e envie para o endereço eletrônico: espacoafrobrasilidade@gmail.com.
Agradeço sua atenção e comunico que abaixo estão as informações mais detalhadas do Curso, um grande abraço.
Brasilia, 14 de setembro de 2010.
Carmen Batista – Espaço Afrobrasilidade
Se você ou algum colega tiverem interesse em fazer efetivamente o curso, tenham disponibilidade nas quintas feiras de 08hs às 11hs ou das 14hs às 17hs para vir até a EAPE, SGAS 907 Conjunto A, sala 86, por favor preencha a ficha o mais rápido possível e envie para o endereço eletrônico: espacoafrobrasilidade@gmail.com.
Agradeço sua atenção e comunico que abaixo estão as informações mais detalhadas do Curso, um grande abraço.
Brasilia, 14 de setembro de 2010.
Carmen Batista – Espaço Afrobrasilidade
Titulo: Curso: 20 de novembro: consciência pedagógica por uma educação anti-racista
Justificativa: Atendendo as determinações legais que inserem a obrigatoriedade da inserção do ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Indígena, regulamentados pelas Leis 10.639/03, 11.645/08 e os preceitos analógicos dos Art. 26 e 26 A da LDB – Lei 9394/96, bem como as determinações estabelecidas pela Constituição Federal nos seus Art. 5º, Art. 210, Art. 206, I § 1º do Art. 242, Art. 215 e Art. 216 e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de história e Cultura Afrobrasileira e Africana, proponho um Curso cuja intenção é promover uma discussão em torno das questões legais, criar indicativos de implementação dessas mesmas determinações e analisar o Artigo 79-B da Lei 10639/03 que estabelece no calendário escolar o dia 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra" e abre portanto o debate para a questão das datas comemorativas de significado histórico e político.
Objetivo: Criar espaço de estudo, reflexão e debate referente às questões legais que inserem a obrigatoriedade de uma Educação Anti-racista e as datas comemorativas de significado histórico e político possibilitando assim aos educadores estabelecerem em suas unidades escolares a construção coletiva de uma educação para as diversidades.
Carga horária: Carga Horária Direta: 30 horas sendo Carga Horária Indireta: 20 horas e Carga Horária Total: 50 horas
Conteúdos: Diversidades na escola; Aprendizagem e Ensino das Diversidades no Brasil; Identidade brasileira; Ética; Cidadania e Relações Raciais na sociedade brasileira e sua repercussão na escola; Datas comemorativas de significado histórico e político; Cultura afro-brasileira, indígena e cigana na construção do país; Heranças Culturais européia, indígena, africana e ciganas na expressão corporal, na musicalidade, na língua e na literatura, na culinária e na estética brasileira; As Artes e a Diversidade Étnico Cultural e Racial na Escola Básica; Da discriminação e exclusão à luta pela Igualdade e representatividade; A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático.
Horas Indiretas: A avaliação para as horas indiretas se constituirá na execução das
atividades do curso, na idealização e construção de projeto de uma Educação anti-racista
ser implantado em 2011 na escola em que o cursista estiver e na execução e
apresentação de um relato escrito individual de 03 a 10 páginas escritas ou digitadas,
contendo as reflexões construídas ao longo do curso com relação ao material teórico
estudado, a pesquisas individuais realizadas e relatos da prática pedagógica cotidiana que
desenvolve.
GDF – SEDF – SUBSECRETARIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
FICHA DE INSCRIÇÃO
CARREIRA MAGISTÉRIO PÚBLICO Curso: 20 de novembro: consciência pedagógica por uma educação anti-racista no DF |
Período de realização: de _07___/__10__/____2010_a __09__/_12_/ 2010-09-14 Dia da semana: 5ª ( ) Turno : ( ) Matutino ( ) Vespertino |
Nome completo (sem abreviar): ____________________________________________________________CPF: _______________________________ E-MAIL: ___________________________________________ |
Matrícula: ___________Padrão: _____Admissão: ____/____/___ Cargo/Função: _____________________ |
Telefone(s) : ___________________________________________________________________________ |
DRE : _____________________ Local de trab.: _____________________Tels_____________________ |
Turno de Trabalho: ( ) Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno |
_____________________________ _____________________________ Data ____/ ___/ ____. |
(Assinatura do CANDIDATO) ( Assinatura do responsável pela inscrição ) |
Ciente do Diretor / Chefe Imediato |
Brasília, ____ de ______________ de _______ . _______________________________________________ (carimbo e assinatura do Diretor / Chefe Imediato) |
Observação: Preencher com letra de forma, sem abreviaturas e rasuras. |
Instruções após analisar sua disponibilidade e interesse preencha a ficha e envie para o e-mail: espacoafrobrasilidade@gmail.com. Depois que receber confirmação de formação da turma, imprima a ficha, solicite a assinatura de seu chefe imediato e apresente no encontro inicial do curso.
--
Tata Ngunz'tala
http://associacaovidainteira.blogspot.com/
FOAFRO - DF e Entorno
61- 8124.0946
Quem é de Axé diz que é!
No Censo de 2010 declare seu amor à sua Religião.
Quem é de RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA
Não pode ter vergonha, tem que dizer que é!!!
--
=======§§§§§§§=======§§§§§§§=======§§§§§§§=======§§§§§§§======
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "FOAFRO Fórum
Religioso Afro-Brasileiro do DF e Entorno" Para postar neste grupo, envie um e-mail para foafro@googlegroups.com.
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
foafro+unsubscribe@googlegroups.com
Que Deus, Nzambi, Olodumàre, Mawu e cada Nkisi, Orisà, Vodun e Guia nos proteja e ilumine!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.