23 de setembro de 2010

Aldeia Sagrada: "Juntos por um Novo Mundo: aqui e agora"

A sétima edição da Aldeia Sagrada acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, nas dependências do ISER e do Viva Rio. Os objetivos do evento são os de promover o diálogo inter-religioso e estimular a cultura de paz entre as crenças. Para tanto, orientados pelo tema “JUNTOS POR UM NOVO MUNDO: aqui e agora”, os organizadores da Aldeia Sagrada preparam para este ano um ciclo de diálogos, celebrações culturais e danças sagradas. Questões como "Educando para um Mundo Melhor" e "Transformando Consciências para a Nova Era" figuram entre os temas que serão abordados pelos participantes reunidos pelo evento.
Estima-se que grupos religiosos de todas as ordens, incluindo tradições ocidentais, orientais, xamânicas, Cabalah, indígenas e povo cigano participem do evento. Cada tradição irá expor sua cultura e sabedoria espiritual em tendas, que comporão um grande ciclo espiritual. Para o Movimento Inter-Religioso do Rio de Janeiro – MIR, idealizador e principal organizador do evento, compartilhar o sagrado significa experienciar um momento de proximidade com a Mãe terra e o Grande Espírito Criador.
Quando a Aldeia Sagrada surgiu, em agosto de 2002, seu principal objetivo era o de exemplificar e comunicar as ideias dos movimentos interreligiosos: a busca da paz, a vivência da unidade na diversidade e as possibilidades do diálogo e da cooperação entre instituições e pessoas de fé. Na época, a mensagem espiritual contagiou mais de mil pessoas presentes em uma congregação promovida pelo Movimento Inter-Religioso.
Nos anos seguintes, a Aldeia Sagrada se manteve comprometida com a construção e consolidação da Cultura de Paz. Em 2010, coerentemente, o evento reforça sua tradição de incentivo ao diálogo inter-religioso e contribuição para o desenvolvimento dos valores universais das tradições espirituais. É nesse sentido que a Aldeia Sagrada 2010 se afirma como uma oportunidade de estímulo à convivência inter-religiosa, suposta pela extensa programação oferecida pelo evento, que inclui meditação, cantos, danças e orações.
Com uma programação muito variada, a Aldeia Sagrada iniciará no dia 23 de setembro, com uma cerimônia inter-religiosa de abertura. Em seguida, o debate “Conhecendo as tradições” permitirá que o público presente tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais das tradições que integram o MIR. No dia seguinte, a cerimônia inter-religiosa do Fogo Sagrado abrirá as atividades da noite. Está previsto ainda para o último dia a realização de dois diálogos. As celebrações sagradas e atividades culturais acontecerão nos três dias da Aldeia Sagrada.

Breve histórico
Em Junho de 1992, durante a ECO 92, o ISER - Instituto de Estudos da Religião organizou uma vigí¬lia inter-religiosa pela Terra no Aterro do Flamengo. Ali se realizava o Fórum Global com a participação de mais de mil ONGs. No total, vinte e cinco religiões e grupos espirituais e cerca de trinta mil pessoas participaram do evento. Personalidades como o Dalai Lama, Dom Helder Câmara e Dom Luciano Mendes estiveram presentes. Naquela ocasião nascia o Movimento Inter-Religioso do Rio de Janeiro - MIR. Após o evento, as tradições envolvidas solicitaram ao ISER a continuidade do processo desencadeado após a Vigília. Desde então o MIR vem promovendo o diálogo e a cooperação entre instituições religiosas e pessoas de fé que desejam um futuro melhor para nossa cidade.
 
23/09 - quinta-feira - 18h às 21h
18:00 - Abertura e Cerimônia Inter-religiosa de Abertura
18:30 - Encontro "Conhecendo as Tradições" - onde todos os representantes de tradições presentes terão fala.

24/09 - sexta-feira - 15h às 21h
15:00 - início da montagem dos altares
18:00 - Cerimônia inter-religiosa do Fogo Sagrado
19:00 - Ceia e Atividades Culturais

25/09 - sábado - 10h às 19h
10:00 - 12:00 - Diálogo entre as tradições: "Educando para um Mundo Melhor"
12:00 - 15:00 - Intervalo + prestação de serviços das tradições
15:00 - 17:00 - Diálogo entre as tradições: "Transformando Consciências para a Nova Era"
18:00 - Cerimônia inter-religiosa de encerramento
Horário: Confira a programação na agenda
Local: Rua do Russel, 76, Glória/ RJ
Entrada gratuita
 
Fonte: ISER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho