18 de agosto de 2010

[CDHM] Julgamento da anistia de Betinho ocorrerá durante seminário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

41ª Caravana da Anistia analisa processo do sociólogo Herbert de Souza e de outros seis militantes que enfrentaram a ditadura

Brasília(DF), 17/08/2010 - http://www2.camara.gov.br/portal/Camara/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/julgamento-da-anistia-de-betinho-ocorrera-durante-seminario-da-comissao-de-direitos-humanos-da-camara

Como parte do IV Seminário Latino-Americano de Anistia e Direitos Humanos, ocorrerá na tarde desta quarta (18), a partir das 14h, a 41ª Caravana da Anistia, atividade itinerante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

O seminário, realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, teve início na segunda (16) e será encerrado com a Caravana, durante a qual serão julgados os processos de anistia do sociólogo Herbert de Souza e de outros seis militantes que enfrentaram a ditadura.

Segundo Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia, a Caravana é a oportunidade de o Estado brasileiro pedir desculpas oficiais aos cidadãos e aos familiares daqueles que foram perseguidos politicamente durante a ditadura militar.

A ação já percorreu 18 estados e apreciou publicamente mais de 800 processos. Entre os anistiados nestas sessões estão personalidades como o educador Paulo Freire, o líder seringueiro Chico Mendes, o jornalista Ziraldo, o cartunista Jaguar, o governador Leonel Brizola e o presidente João Goulart, entre outros.

Além do presidente da Comissão, Paulo Abrão, participará da 41ª edição da Caravana o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. A próxima caravana será no dia 26 de agosto, em Natal (RN).

Em funcionamento desde 2001, a Comissão de Anistia analisa processos de quem foi perseguido politicamente no Brasil entre 1946 e 1988. Nestes quase dez anos, foram julgados cerca de 57 mil processos – 33 mil foram deferidos, e em 12 mil houve algum tipo de reparação econômica.

Confira os processos que serão julgados em Brasília nesta quarta:

Herbert José de Souza – Foi um dos fundadores da organização marxista Ação Popular (AP) e um dos símbolos da campanha pela anistia. Natural de Minas Gerais, é o terceiro filho de oito irmãos. Em 1962, graduou-se em Sociologia e Política e também em Administração Pública na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Com o golpe de 1964, passou a atuar na resistência contra a ditadura militar, dirigindo organizações de cunho democrático no combate ao regime. No começo da década de 1970, foi para o exílio. Morou no Chile, Panamá, Canadá e México. Em 1979, retornou ao país. Dedicou-se ao Instituto Brasileiro de Análises Sócio-Econômicas (Ibase) e defendeu intensamente o direito à vida e a dignidade dos portadores do HIV/AIDS. Hemofílico, contraiu o vírus em uma transfusão de sangue.

Mário Alves de Souza Vieira – Jornalista, diretor do jornal Momento, dirigiu as publicações Voz Operária, Tribunal Popular e Novos Rumos. Foi porta-voz do PCB e articulador e fundador do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Seqüestrado e torturado no DOI-CODI no Rio de Janeiro, nunca mais foi visto. É considerado desaparecido político, de acordo com a Lei 9.140/95, além de ser o primeiro preso político a ter a responsabilidade pelo seu desaparecimento imputado ao Estado por meio de decisão judicial.

José Moraes Silva – Camponês, foi perseguido durante a Guerrilha do Araguaia, entre 1972 e 1975.

Raul de Carvalho – Escriturário do Banco Lar Brasileiro e preso em 1969. Foi detido por várias vezes no DOI-CODI. Condenado, teve seus direitos políticos suspensos. Cumpriu pena em Ilha Grande (RJ) entre 1970 e 1972. É filho de Apolônio de Carvalho, preso e banido do país.

Jom Tob de Azulay – Ingressou por meio de concurso público no Instituto Rio Branco em 1965. Sofreu perseguição em seu ambiente de trabalho, o que o obrigou a solicitar remoção para o Consulado-Geral em Los Angeles (EUA), onde permaneceu até 1974. Afastou-se do trabalho no Itamaraty em 1976.

Jeferson Cardim de Alencar Osório – Militar do Exército, foi líder da Operação Três Passos, articulada pelo movimento guerrilheiro no Rio Grande do Sul. Considerado comunista, foi reformado pelo Ato Institucional nº. 1 e condenado a oito anos de prisão em 1964. Teve suspenso seus direitos políticos por dez anos pelo Conselho Especial de Justiça da 5ª Região Militar. Fugiu para o Paraná, onde foi preso. Cumpriu pena até 1977.

Maria do Socorro – Participou do Movimento Estudantil em Fortaleza, onde cursava Letras na Faculdade de Filosofia do Ceará e fazia parte do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Face às perseguições, teve que abandonar a faculdade e o trabalho como professora. Mudou-se para Recife e trocou de nome. Foi presa e processada, voltou ao Ceará em 1972, onde foi novamente presa.

 

*Com informações da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

:: Siga a CDHM no Twitter: http://twitter.com/cdhcamara ::

Mais informações:
Rogério Tomaz Jr.
Assessor de Comunicação
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3216.6578 / 8105.8747
E-mail: jose.tomaz@camara.gov.br
Site: www.camara.gov.br/cdh
Twitter: http://twitter.com/cdhcamara
Youtube: http://www.youtube.com/cdhcamara
Flickr: http://www.flickr.com/cdhcamara

--
- Você recebeu esta mensagem da lista da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
- Caso deseje sair da lista, apenas responda esta mensagem com "REMOVER" no campo "Assunto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho