24 de agosto de 2010

Ariano Suassuna recebe título de honraria no museu Théo Brandão

24.08.2010 | 19h20

Doutor Honoris Causa foi idealizado pelo órgão e concedido pela Universidade Federal de Alagoas
  Gazetaweb - com Jobison Barros e Porllanne Santos
O museu Théo Brandão esteve em festa devido a algumas congratulações que ocorreram na noite desta terça-feira (24), no bairro de Jaraguá. Entre elas, a honrosa homenagem idealizada pelo museu e entregue pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) ao paraibano Ariano Suassuna, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa, maior honraria que um cidadão pode receber de uma universidade. A presente homenagem baseia-se nos critérios de notável sabedoria e cultura do artista em questão, o que, de fato, atendeu às características presentes em Suassuna.

A reitora da UFAL, Ana Deyse Dórea, esteve presente à solenidade e reiterou a relevância que possui um prêmio como esse, dedicado a uma pessoa nobre da sociedade, devido à sua bagagem e sua defesa pela cultura popular nordestina. “O título que estamos outorgando é o mais nobre da academia. Alagoas é o estado que não tinha concedido ainda o prêmio, que representa a cultura nordestina e que muito contribui com o conhecimento. Eu me sinto bastante honrada” – pontuou.



Segundo a diretora-geral do museu, Lêda Almeida, a homenagem partiu do órgão, foi proposta à UFAL e o conselho universitário acatou por unanimidade. “Essa ideia nasceu aqui [museu] e não poderia ser diferente pelo fato de o órgão embasar-se na antropologia e no folclore da cultura popular nordestina”, afirmou, ao reforçar que a homenagem não somente deve ser oferecida a Ariano Suassuna, e sim, a todos os que contribuem direta ou indiretamente para a cultura nordestina.

Para receber o título, o escritor e dramaturgo apresentou-se em uma vestimenta composta por ‘Boca Doutoral’ na cor azul, que corresponde aos conhecimentos na área de ciências humanas, juntamente com a ‘Samarra’, utilizada apenas por doutores e reitores, e o ‘Capelo’, que apresenta o somatório de todo o conhecimento humano.

Mais uma homenagem

Agregado ao evento, foi entregue o prêmio Gustavo Leite, no sétimo ano consecutivo, aos artesãos Vicente Ferreira, na área da pintura, e Geraldo Dantas, no campo da escultura. A entrega foi realizada pelo então secretário estadual de cultura, Oswaldo Viegas. “A secretaria é parceira da universidade e é uma satisfação imensa poder entregar o prêmio a nobres artesãos”, enfatizou. As obras dos artistas ficarão expostas no museu até o dia 31 de agosto.

Lançamento bibliográfico

Após a homenagem prestada, houve o lançamento do livro ‘Do Belo Monte das Promessas a Canudos Destruída: o Drama Bíblico na Jerusalém do Sertão’, escrito por Pedro Lima Vasconcellos, professor da PUC – São Paulo (SP). Ao final do evento, o escritor concedeu autógrafos aos presentes.

Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho