29 de julho de 2010

QUERMESSE DO TEMPLO BUDISTA DE BRASILIA

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA

Brasília,   26 de Julho  de 2010.

Circular   24/2010

Caros irmãos e irmãs,

O nosso querido irmão Monge Shojo Sato, do Templo Budista de Brasília,  nos envia o convite para participarmos e prestigiarmos a  37ª Quermesse do Templo Budista de Brasília, que tem início neste próximo dia 31 de julho (Sábado), a partir das 17:00 horas, e se estenderá tradicionalmente por todo o mês de agosto, em todos os Sábados e Domingos sempre  das 17:00 às 22:00 horas.

Pelas informações enviadas pelo Monge Sato, esta é uma festa da alegria e da generosidade.  Com muita comida, musica e dança no espaço livre e no salão.  E também de reflexão e meditação na nave do Templo.     

A sua origem remonta na época do surgimento do budismo, há 2.500 anos.  Mokuren, um dos discípulos do Buda, queria salvar a sua mãe que, depois de morrer, ainda penava para chegar à Terra Pura da Perfeita Felicidade, o nirvana. 

Buda mostrou ao seu discípulo que a mãe penava por amor restrito a ele, pois para criar e educar o filho único, ela foi muito muquirana e avarenta em vida, tendo até ofendido muita gente.  E que, então, Mokuren deveria oferecer uma grande festa para o povo, aproveitando tudo que ela tinha deixado de riqueza e que só assim a mãe alcançaria o nirvana.

Assim foi feito e tanto a mãe como ele foram libertados do sofrimento.

Com parábolas deste tipo, o budismo vai esclarecendo como funciona a vida e que valores podem orientar-nos para um mundo melhor para todos.   Fala sobre o amor e também sobre a ignorância.  Sobre a pequeneza e também sobre a grandeza humana.  Nos ajuda a entender a si próprio e também aos outros, todos igualmente em busca da felicidade. 

O budismo tem uma visão universal, sem entrar em conflito com nenhuma religião.

Os eventos contarão com comidas típicas e apresentações de artes marciais, dança, música, taiko, origami, exposições temáticas, karaokê, etc.

O  Templo Budista fica na SQS 315/316 – Asa Sul.

Informações:

Tel:  (61) 3245.2469 - 3388

E-Mail: terrapuradf@terrapuradf.org.br

http://www.terrapuradf.org.br/

Atenciosamente,

 

URI BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho