6 de julho de 2010

[FENDH] Abaixo-assinado_apoio parlamentar_defesa bahá'ís no Irã

Segue em anexo (e no corpo deste email) um abaixo-assinado a ser enviado aos parlamentares brasileiros defensores dos direitos humanos dos bahá'ís no Irã. O objetivo, como verão, é que os mesmos se pronunciem, novamente, em repúdio a recente demolição de cinqueta casas de famílias bahá'ís na cidade de Ivel, Irã. Tais pronunciamentos são um importante elemento de pressão internacional, permitindo uma maior visibilidade sobre o quadro sistemático de violações de direitos humanos do bahá'ís do Irã.

Peço às entidades, redes e indivíduos interessados em assinar o abaixo-assinado que respondam a esse email com o nome e contato da entidade. Aproveito para agradecer pelo apoio!

Atenciosamente,

--
Daniella Hiche
Assessora de Relações Institucionais
Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo
Comunidade Bahá'í do Brasil

Contato:
daniella.hiche@bahai.org.br
55+61+3364 3594
http://sasg.bahai.org.br
http://bahai.org.br

***

Julho de 2010

 

 

Aos Parlamentares brasileiros defensores dos direitos humanos dos bahá'ís no Irã,

(Deputado Luiz Couto, Deputado Pedro Wilson, Deputado Paulo Delgado, Deputado Carlos Abicalil, Deputado Chico Alencar, Deputado Dr. Rosinha, Deputado Eduardo Barbosa, Deputado Fernando Ferro, Deputado Geraldo Resende, Deputado Geraldo Thadeu, Deputado Paulo Bornhausen, Deputado Paulo Henrique Lustosa, Deputado Pompeo de Mattos, Deputado Reginaldo Lopes, Senador Cristovam Buarque, Senador Eduardo Azeredo, Senadora Fátima Cleide, Senador Geraldo Mesquita, Senadora Marisa Serrano, Senadora Serys Slhessarenko, Senador Pedro Simon)

 

 

Externando nossa preocupação com o agravamento do quadro de violações dos direitos humanos da Comunidade Bahá'í na República Islâmica do Irã, vimos por meio desta solicitar seu apoio na defesa dos direitos humanos dos bahá'ís naquele país.

 

A manifestação de seu repúdio por meio de pronunciamentos contra os atos cometidos sob anuência do governo iraniano que violam os direitos humanos fundamentais de aproximadamente 350 mil bahá'ís iranianos somar-se-ão à pressão da comunidade internacional.

 

Tomamos conhecimento que no dia 22 de junho os lares de aproximadamente 50 famílias bahá'ís foram demolidas na cidade de Ivel, província de Mazandaran, localizada no norte do país. Tal demolição faz parte de uma campanha para expulsar os bahá'ís daquela região. Tal campanha, sancionada pelo governo iraniano, além de monitorar todas as atividades dos bahá'ís, inclui também a proibição de associação entre bahá'ís e muçulmanos e a classificação das atividades dos bahá'ís como ações contra o regime.

 

Bahá'ís residiam no vilarejo de Ivel há mais de 100 anos, mas em função da Revolução Islâmica de 1979, muitas famílias bahá'ís foram expulsas e outras abandonaram seus lares em função da violência e da perseguição religiosa.

 

A incitação ao ódio contra os bahá'ís é recorrente no país. Os ataques da mídia controlada pelo governo contra os bahá'ís persistem na mesma medida em que autoridades locais permanecem indiferentes a proteção dos direitos destes cidadãos. Em Ivel, após a demolição das casas, um bahá'í que chegava ao vilarejo foi espancado e insultado.

 

Ainda que os bahá'ís tenham se queixado em relação a este e outros incidentes que violam seus direitos fundamentais além do direito a liberdade religiosa, até o momento as autoridades iranianas não justificaram a motivação de tais atos.

 

Seguros de sua sensibilidade para com o tema e de sua compreensão da importância da manifestação dos parlamentares brasileiros para aumentar a pressão internacional em defesa dos direitos humanos de todos os povos em todas as nações, aguardamos seu posicionamento.

 

 

 

Atenciosamente,

 

 


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho