4 de maio de 2010

Religião afro-brasileira em destaque no IAP

Terça-feira, 04/05/2010, 09h25

O Instituto de Artes do Pará (IAP) dá prosseguimento ao projeto Saber da Fonte, que busca levar ao público pesquisas acadêmicas sobre o universo cultural da Amazônia. Nesta terça-feira, dia 4, quem participa do projeto são as professoras Anaíza Vergolino (UFPA) e Taíssa Tavernard (SEDUC/NPI /Faculdade Ipiranga), com a palestra "Religião de Matriz Africana - Tem Branco na Guma: A nobreza europeia montou corte na encantaria mineira". A palestra começa às 18h30, no auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica).

A palestra apresenta o panteão da religião de matriz africana mais antiga de Belém do Pará: a Mina. Analisa, principalmente, uma categoria de entidades denominada de senhores de toalha ou nobres gentis nagôs, composta por reis ou aristocratas europeus que possuem ligação com o processo de cristianização da Europa, expansão marítima e colonização do Brasil. Neste sentido, recupera parte da história de vida desses personagens, na tentativa de entender a construção do processo de divinização dos mesmos.

Mina é a denominação de uma religião afro-brasileira ocorrente principalmente no Maranhão e na Amazônia, onde se cultuam Voduns (entidades da religião de Mina, tidas como ancestrais da família real do reino de Daomé), Orixás (entidades dos cultos afro-brasileiros de origem Iorubana) e Caboclos (entidades que não são incluídas nas categorias Vodum e Orixá).

A programação do Saber da Fonte prossegue nas próximas terças-feiras de maio com os seguintes temas: dia 11, Boi de Máscara, com José Guilherme Fernandes (UFPA); dia 18, Literatura Oral, com Hiran de Moura Possas (Unama); e dia 25, com Matrizes Africanas nas Manifestações Populares (Aldrin Figueiredo/ UFPA).

SERVIÇO: Projeto Saber da Fonte. Nesta terça-feira, dia 4, às 18h30, palestra "Religião de Matriz Africana - Tem Branco na Guma: A nobreza europeia montou corte na encantaria mineira", com Anaíza Vergolino (UFPA) e Taíssa Tavernard (SEDUC/NPI /Faculdade Ipiranga), no auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: Gerência de Artes Literárias e Expressão de Identidade do IAP (91) 4006-2905/2906/2908.


Fonte: http://www.diariodopara.com.br/N-88670-RELIGIAO+AFRO-BRASILEIRA+EM+DESTAQUE+NO+IAP.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho