24 de maio de 2010

III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações Encontro de Líderes Religiosos

Publicada em: 24/05/2010

Enquanto CRDHDR, cumprindo seu papel de também colaborar com a divulgação de experiências e propostas condizentes com os ideais de construção da paz, na poderíamos deixar de mencionar esta proposta que está sendo construída pelas Nações Unidas – ONU, e pela UNESCO – Organização das  Nações Unidas para a  Educação, Ciência e Cultura, representada pelo "Fórum Mundial da Aliança de Civilizações", sobre o qual reproduzimos abaixo, as informações constantes nos sites desta iniciativa, a qual entendemos que deva ser abraçada por todo o conjunto de organizações da sociedade, comprometidas com ações que visam a construção de unidade entre os diferentes.

Destacamos neste fórum, a realização de um encontro entre algumas lideranças religiosas brasileiras, com representantes de organismos de estado e internacionais, promotores do evento (informações seguem abaixo),  entre as quais destacamos entidades como o CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil; a CNBB e sua Comissão do Diálogo Ecumênico e Inter Religioso; a Confederação Israelita do Brasil – CONIB; a Congregação Israelita Paulista – CIP;  a União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil – UNI; o Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil;  0 Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileiras - INTECAB; o Conselho Nacional da Umbanda no Brasil – CONUB; a Federação das Seitas Budistas do Brasil; a Religiões pela Paz e finalmente, a UNESCO e a  Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, hoje Secretaria de Direitos Humanos.

Esperamos que a partir desta realização, haja a possibilidade de serem somadas a este projeto, toda uma série de entidades e organizações, nacionais e internacionais com representatividade no Brasil, que não estão presentes neste momento, mas que desenvolvem trabalhos que se inserem perfeitamente nas linhas propostas pela Aliança de Civilizações.

Texto: Elianildo Nascimento (Séc.Exec.CRDHDR)

Informações

Fontes:
Site Ministério das Relações Exteriores
http://www.aliancadecivilizacoes.mre.gov.br/pt-br/

Site Oficial das Nações Unidas
http://www.unaoc.org/

A Aliança de Civilizações é uma iniciativa, no âmbito das Nações Unidas, que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos e percepções equivocadas que, muitas vezes, levam a conflitos entre Estados e comunidades heterogêneas. Objetiva, ademais, contribuir para o estreitamento das relações entre sociedades e comunidades de extração cultural e religiosa diversas, assim como enquadrar a luta contra o extremismo na perspectiva da prevenção. A iniciativa atua em quatro áreas prioritárias: educação, juventude, meios de comunicação e migrações.

A Aliança de Civilizações foi proposta pelo Presidente do Governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero no debate geral da 59a Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU), logo após os atentados terroristas ocorridos em 2004 no metrô de Madri. Foi co-patrocinada, desde o início, pelo Primeiro-Ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan. Em 14 de julho de 2005, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, formalizou seu lançamento estabelecendo a criação de um Grupo de Alto Nível composto por 20 personalidades, entre elas o brasileiro Cândido Mendes. Com o objetivo de examinar a melhor forma de se concretizar essa "aliança", o Grupo reuniu-se de novembro de 2005 a 13 de novembro de 2006, quando então apresentou suas conclusões consolidadas em um relatório. Dele decorrem essencialmente quase todas as atividades em curso.

Em abril de 2007, o novo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,designou o ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, seu Alto Representante para a Aliança de Civilizações. Foi estabelecido, ainda, o "Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações", atualmente formado por mais de cem países e entidades internacionais. Atendendo a convite da Espanha, em novembro de 2006, o Brasil integrou-se a esse Grupo.

No primeiro Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, realizado em Madri, em janeiro de 2008, foi aprovado o relatório do Grupo de Alto Nível. Foi recomendado aos Estados que elaborassem Planos de Ação nacionais com atividades planejadas e experiências consolidadas nas áreas prioritárias da Aliança. O segundo Fórum mundial teve lugar em Istambul, em abril de 2009. O terceiro Fórum será realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2010.

Assim, nos dias 28 e 29 de maio de 2010, será realizado, no Rio de Janeiro, o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações. Participarão do encontro mais de duas mil pessoas. Entre elas, líderes políticos e empresariais, prefeitos, ativistas da sociedade civil, jovens, jornalistas, representantes de fundações, organizações internacionais e líderes religiosos.

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente de Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, o Primeiro-Ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o Ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, estarão entre os participantes. A diversidade da cidade do Rio de Janeiro fornecerá o cenário ideal para a realização desse imenso trabalho, que abordará um  dos mais complexos desafios que as sociedades enfrentam hoje.

Mais do que nunca, nosso mundo é moldado por uma intensa interação entre as diversas comunidades culturais, religiosas e linguísticas. Essa diversidade é uma crescente fonte de enriquecimento e de oportunidade. Mas também pode levar a tensões, incompreensões e hostilidade. Por esse motivo, construir relações pacíficas entre as diferentes culturas tornou-se um dos mais importantes desafios contemporâneos.

O Fórum do Rio será uma plataforma abrangente, reunindo o conhecimento, a experiência e a energia de um vasto leque de parceiros governamentais e não-governamentais, de diversos países, todos empenhados em repensar a forma como lidamos com as tensões entre as culturas. A Aliança de Civilizações se propõe a por em prática iniciativas concretas que promovam a confiança e a compreensão entre as comunidades heterogêneas.

O III Fórum apresentará algumas iniciativas pioneiras com potencial para serem ampliadas e replicadas em outras comunidades ao redor do mundo. Com o encontro, pretende-se criar uma interface global conectando jovens ativistas com líderes empresariais; defensores dos direitos humanos com políticos, líderes políticos com a sociedade civil, chefes das comunidades religiosas com acadêmicos, jornalistas e editores. Uma vez reunidos, eles poderão compartilhar ideias, desenvolver novos pensamento, e colaborar para construir a confiança mútua.

Os participantes do Fórum terão a oportunidade de abordar questões como o desafio de promover a integração em sociedades multiculturais, as influências centrípetas e centrífugas da globalização no sentimento de pertencimento e de identidade, o fortalecimento do papel das mulheres na sociedade por meio da educação, o papel de líderes religiosos na promoção da paz e o impacto dos meios de comunicação sobre a percepção de outras culturas.

Os encontros serão organizados em diversas sessões de trabalho, oficinas e debates, nos quais os participantes se reunirão para criarem novas iniciativas, destinadas a fazer face à intolerância e à incompreensão entre as culturas.

Interligar culturas e construir a paz. Esse é o desafio de todos.

Pré- conferência:
No dia 27 de maio de 2010, será realizada, nas mesmas instalações do III Fórum, uma pré-conferência, destinada sobretudo a representantes da sociedade civil, que se reunirão para intercambiarem sua visão sobre os temas a serem abordados durante o Fórum do Rio.

No mesmo dia, ocorrerá o Forum da Juventude, que reunirá cerca de 150 jovens de todo o mundo. Os jovens poderão, assim, dar sua contribuição à Aliança de Civilizações e ao Fórum do Rio, propondo diretrizes para a iniciativa. Os resultados do Fórum da Juventude serão apresentados na sessão de encerramento do Fórum do Rio e serão incorporados como propostas para as futuras ações da Aliança.

Um evento parlamentar está também sendo organizado, pela União Interparlamentar, e deverá reunir congressistas de diversos países, interessados nos projetos da Aliança de Civilizações e em construir relações pacíficas entre as diferentes culturas.

Programação:

III FÓRUM MUNDIAL DA ALIANÇA DE CIVILIZAÇÕES - RIO DE JANEIRO
"INTERLIGANDO CULTURAS, CONSTRUINDO A PAZ"

Quinta-Feira, 27 de maio, 2010
Pré-Fórum, composto dos seguintes eventos, que não envolvem as delegações oficiais:
a) Fórum da Juventude;
b) Reunião da União Interparlamentar
c) Reuniões informais com ONGs e Organizações Intergovernamentais;
d) Encontro de "Pontos Focais" da Aliança de Civilizações.
Chegada dos participantes do Fórum
19:00-21:00 Coquetel de boas-vindas (Copacabana Palace)

Sexta-Feira, 28 de maio de 2010
09:00-10:00 SESSÃO DE ABERTURA
Para fazer sua inscrição no III Fórum da Aliança de Civilizações
http://www.aliancadecivilizacoes.mre.gov.br/pt-br/inscricoes.xml

ENCONTRO DE LIDERES RELIGIOSOS DO BRASIL
NO ÂMBITO DO III FÓRUM DA ALIANÇA DAS CIVILIZAÇÕES
RIO DE JANEIRO, 27 DE MAIO DE 2010
NOTA CONCEITUAL

Antecedentes

A rede latino-americana e caribena de Religiões pela Paz começou con a Consulta sobre o Planejamento Estratégico para a Cooperação eo Diálogo Inter-religiosos na América Latina, celebrada em São Paulo, de 2 a 4 de fevereiro de 2004, a fim de promover a ação comum para a paz entre as comunidades religiosas da região.  Este encontro reuniu representantes de todas as principais comunidades de fé na América Latina, incluindo um número significativo de líderes religiosos do Brasil.

Desde então, Religiões pela Paz América Latina e Caribe continuou trabalhando com as comunidades religiosas do Brasil, com o propósito de ajudá-las  na construção de um mecanismo permanente para a cooperação multi-religiosa, esteja ativamente comprometido com programas de ação.  Durante este processo de formação, Religiões pela Paz atua como um servidor de comunidades religiosas nos seus esforços para se conectarem  com as outras e para se comprometerem em esforços comuns.

Por sua parte, o Programa de Diálogo Inter-religioso da UNESCO, uma componente essencial do diálogo intercultural, tem por objetivo promover o diálogo entre as diferentes tradições religiosas, espirituais e humanistas num mundo onde os conflitos estão cada vez mais associados à identidade religiosa.  Além disso, o Programa de Diálogo Inter-religioso se concentra na multiplicidade de partes interessadas nas iniciativas relacionadas ao diálogo inter-religioso assim, como à criação de novos espaços de diálogo.

Objetivo

Impulsionar a constituição de um Conselho Inter-Religioso Nacional do Brasil, composto pelos órgãos de coordenação religiosa do país, com o propósito de promover ação comun inter-religiosa pela paz.

Participantes

Rev. Carlos Augusto Möller, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)
Rev. Luiz Alberto Barbosa, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)
Dom Jose Alberto Moura, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Pe. Elias Wolff, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Cláudio Lottenberg, Confederação Israelita do Brasil (CONIB)
Rabino Michel Schlesinger, Congregação Israelita Paulista (CIP)
Abdul Nasser El Rafei, União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil (UNI)
Xeique Ali Abdouni, Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil
Everaldo Duarte, Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileiras (INTECAB)
Mãe Marcia Pinho de Yemanjá, Conselho Nacional da Umbanda do Brasil (CONUB)
Rev. Dosho Saikawa, Federacao das Seitas Budistas do Brasil
Perly Cipriano, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil
Elias Szczytnicki, Religiões pela Paz
Flavio Conrado, Religiões pela Paz
Rosa Guerreiro, UNESCO

Resultado Esperado

Líderes dos órgãos de coordenação religiosa do Brasil fortalecidos em sua aliança para a constituição de um mecanismo permanente para a cooperação inter-religiosa.



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão

Iberê Lopes - Unidade na Diversidade
Diversidade Religiosa
www.diversidade-religiosa.blogspot.com
61 84516365

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho