7 de abril de 2010

Mostra revela traços culturais dos povos indígenas

Cidades
07/04/2010 - 12h23   

Da Redação

Promover o envolvimento dos estudantes e professores da área urbana com as demandas contemporâneas dos povos indígenas. A proposta norteia a Mostra "Ikuiapá-Cuiabá. Memória e Identidade" promovida a partir desta quarta-feira (7/04), às 18h30, e percorre todo o mês de abril, no Museu da Imagem e Som (Misc) de Cuiabá. Exposições literárias, de artes plásticas e mostra cinematográfica apresentarão aos visitantes a dinâmica da cultura indígena no século XXl.

A abertura traz uma pequena parte do movimento cultural organizado para todo evento. No programa o Hino Nacional será cantado em língua portuguesa e Bororo, com a participação da cantora Vera Capilé e do músico indígena, Márcio Bororo (da Academia dos Saberes Indígenas). Em seguida os cantores farão apresentação individual. Vera cantará o Hino de Mato Grosso e Márcio Bororo fará uma apresentação musical no Som Misc. Na sequência os visitantes terão acesso a exposição de artes, com coletiva fotográfica, mostra literária, com venda de livros e de artesanato.

Dentro da programação da Mostra (confira abaixo) os organizadores reservam o período da manhã para o Curta Misc Criança, uma série de atividades que revelam a cultura indígena para os estudantes do Ensino Fundamental. No período da noite, a partir das 18h30, o programa é todo voltado para os estudantes Jovens e Adultos. Sempre com a mesma proposta, fortalecer o contato dos estudantes, professores e sociedade civil com a produção científica e artística dos povos indígena.

A representante da Seduc na organização do evento, professora Ana Paula Lopes, destaca a relevância da Mostra como fomentadora para redução das lacunas entre indígenas e brancos. "Precisamos acabar com a imagem estereotipada dos povos indígenas, principalmente nas escolas", diz. Conforme ela, a atividade ajudará a efetiva implementação da lei 11645, que promove a inclusão indígena no currículo escolar.

O evento é uma realização conjunta entre Funai, Museu do Índio (UFMT), Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, Secretarias Estaduais de Cultura e Educação e Misc. Durante o período da Mostra, as escolas farão agendamento de visitas. Para escolas estaduais o contato será o Cefapro de Cuiabá, telefones 3637-3940/5262. As escolas estaduais visitantes podem solicitar ônibus para o translado dos alunos, ligue e confira os horários.

Para agendamento de escolas municipais e particulares o contato será no Misc, pelo telefones 3617.1288/1289

Fonte: www.odocumento.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho