3 de março de 2010

[FENDH] Direitos Humanos na ONU - Brasil anuncia na ONU revisão da ditadura militar

(AFP)

GENEBRA — O Brasil investigará a ditadura militar que governou o país entre 1964 e 1985, anunciou nesta terça-feira em Genebra o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

"A criação de uma Comissão Nacional da Verdade para apurar as violações dos direitos humanos ocorridas durante a ditadura", é o instrumento que permitirá ao atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprir com esse objetivo, antecipou o ministro Vannuchi ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Proposta por decreto presidencial em dezembro passado como parte de um Programa Nacional de Direitos Humanos, a citada Comissão vem sendo, no entanto, objeto de resistência de alguns comandos militares que, junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ameaçaram renunciar se o projeto fosse colocado em prática.

O próprio Vannuchi respondeu que renunciaria se fosse esvaziado de conteúdo o plano de criação da Comissão, confirmando agora, na ONU, a vontade do presidente Lula de concretizar esta ambição antes do término de seu mandato.

Acusações de diversas fontes apontam a responsabilidade da ditadura brasileira no desaparecimento de 400 opositores, dos quais 140 casos ainda não foram esclarecidos.

"A intensa polêmica aberta com o lançamento do programa vem gerando um debate com intensidade inédita no Brasil sobre a questão dos direitos humanos", disse Vannuchi em discurso.

Acrescentou que o programa conta com o apoio explícito da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Naty Pillay, que visitou recentemente o país.

"Por sua profunda índole democrática, o governo recebe com serenidade todas as críticas (...) e é com serenidade que vamos manter um amplo diálogo em busca de um consenso", explicou Vannuchi.

A previsão é a de que o decreto se transforme em lei ainda neste mês, ao finalizar o trâmite parlamentar em curso.

Vannuchi disse à AFP que, num futuro, os arquivos da ditadura do Brasil poderão ser consultados na sede da UNESCO, em Paris, como forma de contribuir com "a memória do mundo".

"Temos à disposição 11 milhões de páginas e continuamos trabalhando para localizar outras", concluiu Vannuchi.

O presidente Lula inaugurou em maio passado um portal na Internet, onde já figuram documentos atribuídos à ditadura militar.

--
Paulo César Carbonari
54 9883-4757

"[...] não se é o próximo de ninguém, fazemos de outrem um próximo ao nos fazermos seu próximo por um ato"
(Simone de Beauvoir)

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho