30 de março de 2010

Encontro apresenta resultados dos Pontos de Cultura

Publicada em 30|03|10
 
Encontro apresenta resultados dos Pontos de Cultura
 
Teia Brasil 2010 Tambores Digitais, que termina amanhã, reúne representantes de todo o País para discutir o projeto do Ministério da Cultura
Divulgação
 
Diversidade: Manifestações culturais de todo o País pelas ruas cearenses
 
BÁRBARA BARBOSA
Da reportagem local
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, e sua imponente estrutura - com onze espaços - parecia pequeno diante das milhares de pessoas que ali se reuniram desde o último dia 25 para celebrar a Teia Brasil 2010 Tambores Digitais -Encontro Nacional de Pontos de Cultura. Como a palavra teia já indica, foi um emaranhadode manifestações culturais de diversas regiões: cerca de 4 mil representantes de Pontos de Cultura do País foram à capital cearense para discutir e ver os resultados do projeto do Ministério da Cultura (MinC) em três momentos distintos: a Teia das Ações (seminários, painéis e debates); a Mostra Artística e o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (momento de discussão política). A Mostra Artística e a Teia das Ações foram encerradas no domingo, mas o evento continua. Além dos representantes dos Pontos de Cultura, gestoresde todo o Brasil continuamlá até amanhã, quando ocorrerão o encerramento oficial com a Plenária do III Fórum Nacional de Pontos de Cultura e a apresentação da nova Comissão Nacional de Pontos de Cultura. O secretário de Cultura de Mogi, José Luiz Freire de Almeida, está em Fortaleza acompanhando a movimentação, já que a pasta está com inscrições abertas para o edital que selecionará dez Pontos de Cultura em Mogi.
Encantado com a diversidade cultural apresentada no Dragão do Mar - havia desde o Maracatupernambucano até a música do paraibano Chico César -, o secretário acredita que nas próximas edições da Teia os Pontos de Cultura mogianos poderão se inscrever para participar da Mostra Artística e se projetar nacionalmente. "Os artistas e projetos que existem em Mogi têm potencial para fazer parte desse evento. Os Pontos que forem selecionados em Mogi poderão se inscrever para participar dessa grande mostra artística", disse.

Edital
Pela primeira vez em Mogi, a Secretaria de Cultura, em parceria com o MinC, selecionará, por meio de edital público, dez Pontos de Cultura. Até o dia 14 de abril, associações, sindicatos, cooperativas, fundações, escolase ONGs mogianas que atuamnesse meio poderão inscrever seusprojetos. Os documentos necessáriospara a inscrição estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura (www.cultura.pmmc.com.br).Informações: 4725-3341.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho