26 de março de 2010

Belém sediará reunião sobre Direitos Humanos e Diversidade Religiosa

Publicada em: 26/03/2010


O Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa – CRDHDR, apoiado pela Secretaria Especial dos Humanos Direitos da Presidência da República - SEDH, e tendo a sua realização pela União Planetária - UP, promoverá encontro com lideranças religiosas, sociedade civil e autoridades, neste próximo dia 06 de Abril (Terça-Feira), no horário das 16:00 às 18:00 horas, no AUDITÓRIO JOÃO BATISTA da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARÁ, para discutir direitos humanos e respeito à liberdade de crença e pensamento.


Esta reunião do CRDHDR, assim como as demais que estão sendo realizadas pelo país, terá um caráter informativo, se constituindo em um espaço de debates e esclarecimentos sobre as questões da religiosidade, com atenção principal a defesa dos direitos humanos como um todo e foco nas questões da diversidade religiosa, e entre outros pontos buscará informações e sugestões por exemplo: para a promoção da elaboração e implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência por Motivação Religiosa bem como mecanismos para promover a implantação e instalação do Conselho Nacional de Diálogo Inter-religioso e Direitos Humanos e a criação de fóruns da diversidade religiosa.


O CRDHDR se coloca ainda como um espaço de cidadania e tem por objetivos gerais garantir o exercício dos direitos humanos fundamentais nos segmentos religiosos, quanto à liberdade, o respeito à livre expressão de culto e crença, e o diálogo inter-religioso, resguardando a inviolabilidade de consciência e de crença, a toda a população desses segmentos, independente de raça, etnia, idade, orientação sexual, gênero, situação econômica e nacionalidade.


Nesta linha de ação, o CRDHDR concretamente estará promovendo, ações que visem a garantia de direitos humanos fundamentais expressos no Art. 5º, inciso VI de Constituição; o mapeamento e cadastramento dos principais segmentos religiosos existentes no País; a prestação de informações a estes segmentos religiosos sobre políticas públicas nesta esfera e materiais que trabalhem o tema, o fomento a constituição de fóruns locais ou estaduais da diversidade religiosa, e finalmente, o fortalecimento e orientação sobre os direitos fundamentais e a garantia dos direitos no que diz respeito a liberdade de culto e crença, respeito, tolerância e do diálogo inter-religioso, bem como orientações sobre o acesso a políticas púbicas e programas governamentais.


Em Belém, o CRDHDR conta especialmente com o apoio da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, e de seu presidente, Dep. Arnaldo Jordy, e do Comitê Inter Religioso do Pará e as instituições dele participantes.


www.dhdiversidadereligiosa.com.br

Texto: Elianildo Nascimento (CRDHDR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho