2 de fevereiro de 2010

SOLIDARIEDADE AOS BAHÁ'Ís NO IRÃ

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA

 

Brasília,   27 de Janeiro  de 2010.

 

Circular   08/2010

 

Caros irmãos e irmãs,

Temos acompanhado desde 2008 com tristeza e angustia, todos os acontecimentos relativos à prisão no Irã, de um grupo de lideranças da Comunidade Bahá'í daquele país, inclusive nos manifestando em solidariedade  naquele ano e também em 2009, junto a organismos nacionais e internacionais como o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Embaixada da República Islâmica do Irã no Brasil, as Comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara Federal, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e a Relatora da ONU sobre Liberdade de Religião, entre outros, solicitando apoio e atendimento a questões básicas como o direito de defesa, sem contudo termos obtido grandes avanços na resolução do problema.

Em que pese todos os esforços da comunidade internacional na busca de se dissuadir a continuidade deste desrespeito com os direitos humanos, pois estas lideranças religiosas nada de errado fizeram e tão somente buscam ter o direito de praticarem sua fé, decorreu que neste dia 07 de fevereiro, estará havendo  o julgamento em segunda instância do grupo, podendo todo grupo ser condenado a morte, face o teor de novas legislações aprovadas naquele país recentemente, também  objeto de denúncia em âmbito global.

Assim sendo, se somando as manifestações que estarão ocorrendo em várias partes do mundo, e no Brasil em São Paulo, promovido pela Prefeitura paulista e com o apoio  da URI, entre outras organizações, neste dia 04 de fevereiro (Convite Anexo), a URI Brasília, estará promovendo  neste mesmo dia (04.02/Quinta),  em frente ao Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, entre 12:00 e 13:30 horas, uma pacífica manifestação e vigília, para relembrar todo esta injustiça.

Na ocasião, estaremos protocolando novamente, mais um documento  ao Embaixador Celso Amorim, e ao Governo Brasileiro, para que interceda pelos trâmites diplomáticos junto ao Governo da Irã, sobre esta questão.

Esperamos contar com a presença e apoio de todos os que puderem estar conosco neste momento de solidariedade e esperança, em um momento tão grave como este.

Temos a esperança que a humanidade um dia erradique todas e quaisquer violências por motivações religiosas e por não observância dos direitos humanos, mas para que esta esperança não pereça, temos que agir e demonstrar através de nossas ações, nossos compromissos com a justiça e a paz.

 

 

"ATO DE SOLIDARIEDADE  AOS BAHÁ'ÍS PRESOS NO IRÃ"

DIA  04 DE FEVEREIRO (QUINTA) – 10:00 ÀS 13:30 h

ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS  - EM FRENTE AO ITAMARATY

Estaremos enviando convite individual a todos vocês, com o teor do documento que encaminharemos ao MRE e Governo Federal.

 

Atenciosamente,

 

URI BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho