3 de fevereiro de 2010

Comissão do Sistema Nacional de Cultura será instalada hoje

A comissão especial que analisará a criação do Sistema Nacional de Cultura, prevista na PEC 416/05, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), será instalada hoje. Na mesma reunião, deverão ser eleitos o presidente e os vices.

A proposta cria um sistema integrado para o setor que terá representantes do:
- Ministério da Cultura;
- Conselho Nacional da Cultura;
- sistemas de cultura dos estados, do Distrito Federal e dos municípios;
- instituições públicas e privadas ligadas à promoção, ao financiamento e à realização de atividades culturais no território nacional; e
- subsistemas complementares, como os sistemas de museus, de bibliotecas, de arquivos, de informações culturais, de fomento e de incentivo à cultura.

O objetivo do sistema, inspirado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), é estabelecer princípios e diretrizes comuns, divisão de atribuições e responsabilidades entre os entes da federação, montagem de um esquema de repasse de recursos e criação de instâncias de controle social das políticas do setor.

A PEC integra um conjunto de propostas em análise na Câmara para estruturar o setor cultural. Além do Sistema Nacional de Cultura que será analisado pela comissão especial, os deputados também analisam o Projeto de lei 6835/06, que institui o Plano Nacional de Cultura, e a PEC 150/03 , que que destina um percentual mínimo de verbas para a cultura.

A instalação está marcada para as 14h30 no plenário 4.

Íntegra da proposta:

Da Redação/PCS
 
Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho