22 de janeiro de 2010

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA PREOCUPA EUROPA

22/01/2010 10.17.17

Strasburgo, 22 jan (RV) - O Parlamento Europeu condenou ontem duramente toda forma de violência, discriminação e intolerância com base em religião ou crença, seja contra crentes, apóstatas ou não-crentes.


Em comunicado, o Parlamento trata dos recentes ataques contra minorias cristãs no Egito e na Malásia, pedindo que as autoridades destes países tomem medidas para garantir a segurança dos cristãos e de outras minorias religiosas em seus territórios, e protejam seus locais de culto.


Ainda sobre a questão, o Parlamento adotou uma resolução na qual destaca o direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião, definindo-os "direitos humanos fundamentais garantidos pelos instrumentos jurídicos internacionais".


Ao ressaltar que a Europa não está imune às violações destas liberdades, a instituição solicitou ao Conselho, à Comissão e aos altos representantes da União Européia que dediquem especial atenção à situação das minorias religiosas no âmbito de suas relações com outros países.


Em relação ao Egito, o comunicado pede ao governo que garanta a integridade física dos cristãos coptas e de outras minorias religiosas no país. O Parlamento expressou também sua preocupação com relação aos recentes ataques contra igrejas e locais de culto cristãos na Malásia, manifestando solidariedade para com as vítimas.


Por ocasião da vigília do Natal ortodoxo, em 6 de janeiro, um atentado causou a morte de sete pessoas no Egito, entre as quais um agente de segurança muçulmano. Já na Malásia, há uma disputa judicial pelo direito de usar a palavra "Alá" para referir-se ao Deus cristão. O governo malaio chegou a confiscar 15.000 cópias da bíblia impressas em língua malaia, nas quais era usada a palavra "Alá" para referir-se a Deus. (CM)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho