19 de janeiro de 2010

EVENTOS DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA

 

Brasília,   18 de Janeiro  de 2010.

 

Circular   01/2010   

 

Caros irmãos e irmãs,

Primeiramente queremos reiterar votos de um ano repleto de saúde, trabalho e realizações a todos e todas, e que possamos continuar sempre juntos no trabalho de colaboração na construção do diálogo e da paz entre as expressões religiosas.

Neste dia 21 de janeiro, "Dia Mundial da Religião", é também comemorado no Brasil o  "Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa", de forma que não poderíamos deixar de colaborar na lembrança desta data, a qual nos reporta aos compromissos que sempre abraçamos no sentido de trabalhar pela  reconciliação, o diálogo, a cooperação  e a paz entre as religiões.   

Assim, embora estejamos enviando convite individual a todos pelo Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa, esperamos contar coma presença do mais amplo leque de representações religiosas, de tradições e organizações, para um momento de oração, no qual solicitamos que possam trazer uma oração, cântico ou mensagem a ser compartilhada.

 

DIA 21 DE JANEIRO (QUINTA-FEIRA) – 18:00 h

 

ATO INTER RELIGIOSO NO MEMORIAL DOS POVOS INDÍGENAS

No Dia Nacional de Combate à intolerância Religiosa,  instituído pela  Lei 11.635/2007, religiosos dos diversos segmentos da espiritualidade poderão compartilhar o sagrado de cada expressão religiosa presente em um momento de unidade, buscando demonstrar que as diferenças não motivam o desrespeito.

Antes porém, neste dia 20 de janeiro (Quarta-Feira), está se realizando no Salão Negro do Ministério da Justiça,  a seguinte programação, para a qual repassamos o convite:

 

DIA 20 DE JANEIRO (QUARTA-FEIRA) – DAS 08:00 ÀS 13:00 h

 

SEMINÁRIO: LIBERDADE RELIGIOSA E PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO

HISTÓRICO E CULTURAL

(Encontro com as Comunidades Tradicionais deTerreiro do DF e Entorno)

Neste próximo dia 20 de janeiro (Quarta), das  08 às 13 horas,  no Salão Negro do Palácio da Justiça do Ministério da Justiça, para lembrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, com o apoio da  Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH e diversos outros órgãos institucionais de governo e sociedade, promoverão um  Encontro com as Comunidades de Terreiro do Distrito Federal e Entorno,  para tratar da seguinte temática: Liberdade Religiosa e Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural.  

Estarão em debate temas como a liberdade religiosa, a proteção do patrimônio histórico-cultural e a legalização fundiária dos imóveis ocupados pelas casas de culto. Na ocasião também será discutido o Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa e Promoção de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro.  O plano seria divulgado esta semana, mas o lançamento foi adiado por conta de adequações jurídicas necessárias para ampliar a efetividade do novo instrumento - uma demanda histórica dos adeptos das religiões de matrizes africanas, praticadas em mais de dez mil terreiros de todo o país.

O encontro terá a participação do subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Alexandro Reis, de representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), do Fórum Religioso Permanente Afro-brasileiro do DF e Entorno e da Federação Brasiliense e Entorno de Umbanda e Candomblé.

 

Atenciosamente,

URI BRASÍLIA


 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho