15 de dezembro de 2009

Secretário-geral da ONU pede a líderes mundiais que evitem fracasso em Copenhague

Seg, 14 de Dezembro de 2009 19:11

Da Agência Brasil

Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, fez hoje (14) um apelo aos governantes mundiais para que tenham compromisso com a luta contra o aquecimento global, diante da possibilidade de fracasso da 15ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague (Dinamarca). As informações são da agência portuguesa Lusa.


"O tempo está passando. Agora não é hora de gesticular ou de fazer críticas, cada país deve cumprir a sua parte para se alcançar um acordo em Copenhague", declarou durante entrevista à imprensa em Nova York.


"Apelo aos dirigentes mundiais para assumirem as suas responsabilidades, para fazer o que for preciso, para redobrarem os esforços", acrescentou Ban, que deverá partir ainda hoje para Copenhague.


"Se deixarmos as resoluções para a última hora, corremos o risco de ter um acordo fraco ou não ter acordo, o que seria um fracasso com consequências potencialmente catastróficas", advertiu.


O secretário-geral da ONU reconheceu que as negociações são "difíceis e complexas", mas disse estar "confiante" e apontou que nas últimas semanas houve um "impulso político sem precedentes".


Ban enumerou os progressos em questões importantes como a cooperação tecnológica e o financiamento, mas defendeu a necessidade de "maior clareza para se alcançar um sólido pacote de ajuda financeira a médio e a longo prazo".


"É essencial que deixemos Copenhague com uma ideia clara quanto à forma de agir face aos desafios financeiros até 2020", reforçou.


"Estou confiante que um acordo equitativo está ao nosso alcance e que pode ser aceito por todos os países, grandes ou pequenos, ricos ou pobres", acrescentou.


Até o final da conferência, na sexta-feira (18), são esperados em Copenhague mais de 100 chefes de Estado.



Edição: João Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho