3 de novembro de 2009

UnB sedia III Congresso Nacional de Filosofia da Religião

Encontro, que ocorre de 2 a 5 de novembro, reunirá pesquisadores nacionais e internacionais para debater a complexidade do tema

A programação completa está no site do evento. www.gpfr.unb.br

João Campos - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Quem disse que religião não se discute? A Universidade de Brasília vai sediar, de 2 a 5 de novembro, o III Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. O evento, considerado um dos maiores encontros de filósofos do país, vai reunir pesquisadores reconhecidos de diversos países para debater os conceitos e pressupostos que estão por trás de uma das questões mais complexas da humanidade. A data de abertura, Dia de Finados, não foi escolhida por acaso. A reflexão sobre a morte será um dos temas de destaque do congresso, que será aberto à comunidade.


Ao todo, serão quatro conferências e 60 trabalhos apresentados no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no campus do Plano Piloto. A discussão sobre a morte será o tema da mesa de abertura, com palestra do doutor e professor da Pontifica Universidade Católica (PUC) de São Paulo Luís Felipe Pondé, um dos principais pesquisadores brasileiros sobre o tema. "A busca por um sentido para a perda da vida é um questão universal nas religiões. Por isso o destaque para o assunto", disse o coordenador de pós-graduação de Filosofia da UnB, Agnaldo Portugal.


Um dos organizadores do evento, o professor ressalta que o congresso não é religioso. Nem ateu. "Nosso objetivo é abordar, com o olhar filosófico, a religião do ponto de vista do conhecimento e contribuir para um debate mais amplo sobre o tema". Portugal afirma que os debates sobre religião têm ocupado cada vez mais espaço nas esferas acadêmicas e políticas, com obras recentes de filósofos consagrados, como o francês Jacques Derrida e o alemão Jurgen Habermas. "Cada vez mais se quebra o senso comum de que religião não se discute. Os filósofos olham para o tema com a razão".


CONHECIMENTO - Mesma opinião é compartilhada pelos estudantes de Teologia da Faculdade Evangélica (FE) de Brasília, Francisco Rabello e Lílian Ghisso. Entre os 140 inscritos no congresso até sexta-feira, 30 de outubro, eles apostam no diálogo como fonte de expansão do conhecimento. "Eu sou evangélico, ela é atéia. Apesar disso, conversamos sobre o tema sem preconceitos. É no conflito que prospera o crescimento", apontou Rabello. Portugal destaca que a inscrição – que varia de R$ 40 a R$ 120 – é obrigatória apenas para os que quiserem o certificado de participação. "Para ouvintes é gratuito".


Além dos professores da casa, como os doutores Scott Randall Paine e Gabriele Cornelli, o congresso receberá professores das universidades federais do Espírito Santo, de Sergipe e de Juiz de Fora. Entre as atrações internacionais estão Gianni Vattimo, da Universidade de Turim – que terá como tema: Igrejas sem Religião ou Religiões em Igreja? – e Mark Wynn, da Universidade de Exceter, na Inglaterra – que falará sobre A Religião no seu Contexto Material: Algumas Considerações a partir de Filosofias de Lugar. A programação completa está no site do evento. www.gpfr.unb.br


Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada.

Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho