24 de novembro de 2009

A religião na literatura é tema de seminário Norte-Nordeste

23/11/2009 16:38

Da Redação

Agência Pará


O que aconteceria se Bentinho não tivesse que seguir para o seminário, e escolher entre a vida religiosa e os encantos de Capitu, no clássico romance "Dom casmurro", de Machado de Assis? Simples, não haveria história.



A religião tratada como tema central, metáforas, mito ou características de personagens de romances, música e poesia, sendo descrita na literatura por autores que não necessariamente são relacionados à teologia ou à correntes religiosas, são o principal enfoque do "I Seminário Norte-Nordeste sobre expressões do sagrado na literatura", evento que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, na Universidade do Estado do Pará (Uepa), através de uma iniciativa do curso de Ciências da Religião.



Com palestras, mesas-redondas, comunicações científicas e debates que vão muito além das tradicionais escrituras religiosas, o objetivo do evento é mostrar a capacidade que outras literaturas tem a dizer em torno do que é o sagrado. "São autores que fazem uma releitura e uma reescritura do tema religião. Nós pretendemos dar prosseguimento à discussões que acontecem em nível nacional, já que muitas universidades possuem linhas de pesquisa relacionadas ao tema", diz Douglas Rodrigues, coordenador do evento.



Todas as atividades são gratuitas. Para participar do evento ou enviar comunicações científicas, é preciso se inscrever de 19 a 29 de novembro, pelo email expressaodosagrado@gmail.com. Mais informações sobre programação e normas para enviar os trabalhos também podem ser obtidas através blog http://expressoesdosagradonaliteratura.blogspot.com/.



A literatura que aborda o "sagrado", por muitas vezes, já tem a temática explícita no título do texto, como a obra de José Saramago, "O evangelho segundo Jesus Cristo", que remete imediatamente aos textos bíblicos. Já em outros momentos, a questão serve como base ou apenas como pano de fundo. O tema é recorrente na obra de escritores renomados como José Saramago, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Adélia Prado, e compõem uma infinidade de romances, músicas, poesias e até artes plásticas.



O seminário acontece paralelamente ao III Congresso Regional de Ciências da Religião, que este ano abordará temas como "O Acordo Brasil-Vaticano", o Ensino Religioso no Pará, e a Diversidade Religiosa.



Vanessa Monteiro - Uepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho