10 de novembro de 2009

Começam as atividades do mês da consciência negra em Salvador

10/11/2009

Salvador é a cidade mais africana do Brasil. É inegável a importância que povos negros tiveram para formação da identidade soteropolitana, seja nas artes, na religião, música, culinária, língua, dentre outros aspectos. Apesar disso, os negros da capital baiana ainda sofrem com o preconceito e o desrespeito à sua cultura. Para protestar contra esta realidade, teve início neste domingo (8/11) as atividades do mês da consciência negra que terá eventos em diversos pontos da cidade.

A primeira atividade foi a 2ª Caminhada contra a intolerância religiosa que aconteceu no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Durante o evento, centenas de adeptos de religiões de matriz africana pediram respeito aos terreiros de Candomblé e defenderam a liberdade de cada um escolher a religião que pratica. Até o final de novembro, caminhadas semelhantes vão ocorrer em outros bairros da cidade, como Engenho Velho da Federação.


Na próxima quarta-feira (11/11), será a vez de uma aula pública sobre a Revolta dos Búzios e a Independência de Angola, que será realizada a partir das 14h, na Praça da Piedade, no Centro. A aula será uma convocação à população da cidade para o despertar da consciência negra e da importância da luta contra o racismo, em defesa da vida e da igualdade de oportunidades.


Na sexta-feira, será a vez da população do bairro do Nordeste de Amaralina marchar pelos direitos humanos e contra desigualdade racial. A caminhada terá saída do fim de linha do Vale das Pedrinhas até o Largo de Santana, no Rio Vermelho. Ao final do evento haverá um ato político seguido de shows das atrações musicais e culturais do próprio bairro, que tem população majoritariamente afrodescendente. Outras marchas estão marcadas para os bairros de Cajazeiras (20/11) e Tancredo Neves/Beiru (28/11).


Além das atividades nos bairros, as entidades do movimento negro realizam ainda dois grandes atos públicos no Centro da cidade no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O primeiro acontece às 14h, no busto de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, com painéis, música e a lavagem simbólica da estátua do líder do Quilombo dos Palmares. Ás 17h, os participantes saem em passeata para o segundo evento, que acontece na Praça Castro Alves, com a presença do presidente Lula. A expectativa é de que durante o evento, o presidente sancione o Estatuto da Igualdade Racial, caso o projeto seja aprovado no Congresso Nacional até o dia 20 de novembro.


De Salvador,

Eliane Costa

Fonte: www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho