24 de novembro de 2009

[cnpc] Confecom passa para etapa nacional - INSCRIÇÃO DOS 130 OBSERVADORES PELA INTERNET

Companheiros/as,

Lembram daquelas vagas de 130 observadores na 1ª Confecom (pessoas físicas que irão se cadastrar pela internet)?
Pois bem: A inscrição será por ordem de "chegada" e elas serão abertas no dia 01 de dezembro (terça-feira), às 12h (meio dia), horário de Brasília.
Serão feitas no portal oficial da Confecom (www.confecom.gov.br) e o Ministério garante que a banda de internet suporta (ela tem 168 mega e foi a mesa utilizada pela Caixa Econômica Federal para inscrições do Programa "Minha Casa, Minha vida").
Vai haver um verificador de segurança, para garantir que a inscrição será feita individualmente.
Mais informações, fiquem ligados no site oficial da Confecom.

Abraços,
--
Cecília Bizerra Sousa
Secretária Operativa
Comissão Nacional Pró Conferência
www.proconferencia.org.br
(61) 3963-1065 / 8163-8375
Twitter: ceciliabsousa

_______________________________________________
Cnpc mailing list
Cnpc@listas.internetlivre.org
http://listas.internetlivre.org/listinfo.cgi/cnpc-internetlivre.org

23/11/2009

Confecom passa para etapa nacional 

Fim de um ciclo, início de outro. Uma vez encerradas, neste domingo, dia 22, as etapas estaduais da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom), inicia a preparação para o debate em âmbito nacional. A Comissão Organizadora Nacional tem pela frente três grandes desafios: estabelecer uma metodologia de trabalho para os 1.684 delegados que irão à Brasília representar os estados; organizar toda parte de infraestrutura para um evento de grandes proporções (aproximadamente 2.800 pessoas participarão direta ou indiretamente do evento); e sistematizar as propostas colhidas nas conferências estaduais e distrital.

As propostas listadas até este domingo, prazo final para a realização das Conferências Estaduais e Distrital, deverão ser entregues à Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Confecom até o final desta semana. Os presidentes das comissões organizadoras estaduais devem cadastrar cada proposta no site da Confecom. As propostas serão sistematizadas para a elaboração do "caderno de propostas", o documento com o qual os delegados trabalharão na plenária nacional, em Brasília. De acordo com a CON, as propostas apresentadas nas estaduais serão transformadas em aproximadamente mil propostas sistematizadas.

O representante do Ministério da Cultura na CON, Octávio Pieranti, fez um balanço das etapas estaduais, que iniciaram em outubro e terminaram neste final de semana. Segundo ele, a diversidade de propostas apresentadas nos estados e o envolvimento de setores da sociedade, que até então nunca haviam debatido a comunicação, foi surpreendente. "Cito o caso dos portadores de deficiência, com sugestões relevantes nos grupos de trabalho, inclusive alguns sendo eleitos delegados", reforçou. Para o representante da CON, essa participação tão ampla se deveu a uma demanda reprimida nos últimos 40 anos. "As Conferências serviram para dar voz a grupos que ainda não tinham um canal de manifestação".

Sobre os temas mais debatidos e que serão encaminhados à 1ª Confecom, Pieranti destaca a questão da radiodifusão comunitária; a criação de fontes de financiamento para veículos comunitários; a garantia do cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente, em relação à imagem destes na mídia, e a certeza da implementação de um Marco Regulatório para o setor da Comunicação.

Outro ponto relevante, ainda de acordo com o representante da CON, foi o número de inscritos em todas as conferências, apesar do curto espaço de tempo para a divulgação. "São Paulo, por exemplo, teve mais de mil inscrições. No Ceará a adesão foi além da expectativa, o mesmo acontecendo no Rio de Janeiro, em Goiás e em muitas outras unidades da federação", completou.

Assessoria de Imprensa da 1ª Confecom


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho