12 de novembro de 2009

3ª Semana da consciência negra da casa brasil UNB

Cotas??

Pra que??

3ª Semana da consciência negra da casa brasil UNB

Dias 16, 17 18 e 19 de Novembro de 2009

 

A Universidade de Brasília (UnB) implantou o sistema de cotas raciais no ano de 2004 e desde então a quantidade de alunos negros passou de 12% para 20%, a UnB foi pioneira e hoje 80 universidades em todo o país adotam o sistema de cotas raciais em seus processos seletivos.

A adoção de cotas para o acesso ao ensino universitário no Brasil provocou uma avalanche de debates a respeitos das questões raciais no país colocando na pauta das discussões importantes temas como o racismo e o preconceito racial. O racismo ainda hoje é tabu em nossa sociedade, mas que graças a iniciativas como a da UnB e outras ações afirmativas, como a lei 10.639/03, o negro no Brasil passou a ter reforçada a sua visibilidade positiva. No entanto a conquista da adoção das cotas raciais está ameaçada. O partido político Democratas (DEM), por iniciativa da advogada Roberta Fragoso Menezes Kaufmann, que também é procuradora do Distrito Federal, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o sistema de cotas raciais na UnB. Antes do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) convocou uma série de audiências públicas para discutir o assunto com representantes da sociedade. Os encontros ocorrerão em março de 2010.

É preciso que a sociedade civil esteja informada a respeito dessas discussões, principalmente os estudantes jovens para que possam formar, eles mesmos, suas próprias opiniões, tendo em vista que a mídia articula uma campanha contra as políticas de ações afirmativas. É com esse objetivo, informar e oportunizar a comunidade de Ceilândia e das periferias do DF a serem atores ativos neste debate, é que a Casa Brasil convida todas as escolas públicas e privadas, Ongs, associações, entidades e a comunidade em geral de Ceilândia e do DF a participarem da 3ª Semana da Consciência Negra da Casa Brasil UnB.

*Haverá doação de material impresso, livros/ publicações, para as entidades/ongs/escolas que enviarem alunosr/representante, professor, coordenador, diretor em ao menos duas atividades da programação em anexo.

Eliseu Amaro de Melo Pessanha

Coordenador da unidade Casa Brasil UnB Ceilândia

61 3372 1979/ 9954 8383

 

Fonte:

http://www.e-educador.com/index.php/notas-mainmenu-98/4993-cotas02

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=2466

http://www.abpn.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=165%3Amidia-faz-campanha-contra-politicas-de-acoes-afirmativas

CNN 01, BLOCO "E", 2º PISO, CEILÂNDIA-DF – CEP: 72.225-500

FONE: 3372 1979. Página: www.casabrasil.gov.br/ceilandiaunb Correio Eletrônico: casabrasilunbceilandia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho