22 de outubro de 2009

Cinema e tolerância religiosa são tema de debate entre diversas religiões

RIO - Representantes de diferentes religiões se reunirão com acadêmicos para discutir o tema do seminário Cinema e Tolerância Religiosa: Uma Reflexão Contemporânea, realizado pelo Globo Universidade em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Além dos debates, o encontro, que acontecerá de 26 a 30 de outubro na universidade carioca, inclui em sua programação uma mostra de filmes organizada pela PUC-Rio, com obras de João Moreira Salles, Geraldo Sarno e Eduardo Coutinho sobre a religiosidade no Brasil.


O seminário, que tem o objetivo de debater a consciência da tolerância e a aproximação das diferenças no processo de construção da paz, apresentará três palestras, com os temas Tolerância Religiosa no Brasil, Religiões em Diálogo e Cinema e Tolerância Religiosa. Compõem as mesas de debate, além dos representantes religiosos, teólogos e acadêmicos de várias universidades brasileiras.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sala 606-K, na Ala Kennedy do Edifício da Amizade. O Campus Gávea da PUC-Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, 225. Elas também serão realizadas no dia do evento, mas estarão sujeitas à lotação do auditório.


Programação


Mostra de Filmes:


Segunda-feira, 26, às 11h - Iaô (1976), de Geraldo Sarno, na sala 102-K.


Terça-feira, 27, às 11h - Santo Forte (1977), de Eduardo Coutinho, na sala 102-K.


Quarta-feira, 28, às 11h - Santa Cruz (2000), de João Moreira Salles, no auditório do RDC.


Seminário:


Quinta-feira, 29, no auditório do RDC:


9h - Cerimônia de Abertura do seminário, com o Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio, Pe. Francisco Ivern Simó, S.J., e Luiz Erlanger, da TV Globo.


9h30m - Palestra Tolerância Religiosa no Brasil, com a professora Maria Clara Bingemer, Decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Sílvia Fernandes, da UFRRJ, Frei Volney José Berkenbrock, da UFJF, e Pe. Elias Wolff, do ITESC e da CNBB. A mediação será feita pelo professor Cesar Romero Jacob, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.


14h - Palestra Religiões em Diálogo, com o padre Mario de França Miranda, o pastor Eduardo Rosa Pedreira, o rabino Nilton Bonder, o representante islâmico Sami Armed Isbelle, a monja budista Coen de Souza, a mãe Beata de Yemonjá e o representante espírita Nestor João Masotti. A mediação será feira pelo padre Paulo Cesar Costa.


17h - Exibição do programa Sagrado, da TV Globo.



Sexta-feira, 30, no auditório do RDC:


9h - Palestra Cinema e Tolerância Religiosa, com os professores Miguel Pereira e Fernando Ferreira, ambos da PUC-Rio, e João Luís Vieira, da UFF. A mediação será feira pela professora Angeluccia Habert, diretora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.


14h - Homenagem aos diretores de filmes sobre religião no Brasil, com os diretores Eduardo Coutinho, Geraldo Sarno e João Moreira Salles.

 

Plantão | Publicada em 21/10/2009 às 19h32m

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho