26 de outubro de 2009

ANO BRASILEIRO DO ER - FÓRUM DISTRITAL DO ER

 

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA

 

Brasília,   25  de Outubro  de 2009.

 

Circular   104/2009

 

A presente comunicação é para trazer informes importantes relacionados ao "ANO BRASILEIRO DO ENSINO RELIGIOSO", especificamente sobre o evento de lançamento do Ano do ER  e a realização de uma reunião com vistas a discutir a formação do  "Fórum Distrital do Ensino Religioso", em Brasília.

Assim, primeiramente repassamos as informações enviadas por nosso querido irmão Professor Sérgio Junqueira (GPER/FONAPER/URI Curitiba), que nos enviou informe sobre o  "ANO BRASILEIRO DO ENSINO RELIGIOSO",  um projeto que busca colocar em pauta o tema do Ensino Religioso  (ER) em todo o país, procurando trazer uma discussão abalizada sobre o tema.

A Abertura do ANO BRASILEIRO oficialmente acontecerá com o  "PAINEL: IDENTIDADE PEDAGÓGICA DO ENSINO RELIGIOSO NO ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO", que será transmitido on line para todos os Estados da Federação no   dia 29 de outubro de 2009 (Quinta-Feira),  com início marcado para as  16:00 até às 18:00 horas

O evento contará com a participação do Prof. Remi Klein (FONAPER)Profª. Inês Carniato (Revista Diálogo)Profª. Marilac Loraine (Redescobrindo Universo Religioso) – com a coordenação do Prof. Sérgio Junqueira (GPER).

A realização deste evento cria uma oportunidade riquíssima para serem discutidos aspectos importantes sobre o tema do Ensino Religioso, com ênfase na questão de que seja o ER visto não pelo prisma de ensino confecional, como geralmente o é, muito por falta de conhecimento ou entendimento sobre o assunto,  mas sim, como um espaço para o conhecimento  do fenômeno religioso e da liberdade de pensamento, anseio que se almeja instituir.

Todos poderão assistir em uma das Tele-salas do Grupo Uninter, cujos endereços e informações podem ser acessadas pelo endereço: 

http://posead.grupouninter.com.br/locais-dos-cursos

Assim, esperamos que todos possam participar desta discussão e que possa haver a colaboração no sentido de difundir e propagar a informação e participação das entidades, organizações e pessoas nas atividades comemorativas  ao Ano Brasileiro do ER.

 

Na esteira desta comemoração do Ano Brasileiro do ER, a COMUNIDADE BAHÁ'Í DO BRASIL, através de sua Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo, que tem à frente nosso querido irmão  Iradj Roberto Eghrari,  promoverá um encontro em sua  Sede Nacional (SHIS QL 08 – Conjunto 2 – Casa 15, Brasília, DF), a ser realizado no dia 27 de outubro (Terça-Feira),  das 19:30 às 22:00 horas.

  

A programação inclui uma breve palestra sobre Ensino Religioso, ministrada pelo Prof. Álvaro Ribeiro e uma consulta sobre a constituição do grupo impulsor para a formação do "Fórum Distrital de Ensino Religioso".

Também serão tratados temas como o papel, os aspectos legais e operacionais para a formação e funcionamento de um fórum desta natureza e experiências de outros estados brasileiros.

Como a confirmação para participação do evento expirou no último dia 20, para maiores informações deixamos os contatos da Sede Nacional Bahá'i:

Tels: (61) 3364-3594 - Ramal 216

E-Mail: secext@bahai.org.br

Queremos enquanto URI Brasília, reiterar nosso apoio ao tema, compromisso este advindo desde o início de todo o processo relativo ao ER junto ao Governo do DF, que desde o ano passado está  atravancado, em que pese todo o esforço do Professor Márcio Sousa Silva, e sendo assim, queremos  felicitar a Comunidade Bahá'í  pela iniciativa a qual não podemos deixar de estar juntos.

Por fim, para ilustrar a complexidade do tema, abaixo encaminhamos um informe  do GPER que demonstra a importância de buscarmos uma discussão e um conhecimento maior sobre a questão do ER no Brasil. 

Atenciosamente,

 

URI BRASÍLIA

_______________________________________ 

Informe do GPER.

No dia 15 de outubro de 2009 iniciaremos o "ANO BRASILEIRO DE ENSINO RELIGIOSO",  exatamente para homenagear cada professor que atua com esta disciplina, de maneira especial gostaria de apresentar dois professores que estão sendo perseguidos por acreditarem no ensino da diversidade são os professores Maria do Carmo Pereira Maciel e Rodrigo Oliveira dos Santos, que foram exonerados pelo prefeito de Salvaterra/PA, José Maria Gomes de Araújo (DEM) alguns meses depois do desfile do 7 de Setembro de 2008, ocasião em que promoveram um desfile ecumênico com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Oscarina Santos, que resultou na publicação de um artigo em um revista de circulação nacional chamada "Diálogo". 

No artigo citado, os professores relatam que a escola há alguns anos apresenta temas importantes nos desfiles de 07 de setembro. "O tema sugerido para 2008 foi à diversidade religiosa, mas não foi aprovado. Ficou então, restrito às turmas de 6ª série que representaram a disciplina Ensino Religioso", diz Rodrigo Santos. Segundo os professores, as turmas enfatizaram o respeito, o diálogo e a tolerância religiosa no município de Salvaterra, de modo a favorecer um conhecimento maior sobre as tradições religiosas existentes na comunidade e possibilitar o contato, a apreciação e o sentimento de respeito ao novo e desconhecido. Para isso, foi enviada uma carta-convite para uma reunião com as lideranças religiosas. Compareceram o sacerdote católico, um pastor, dois babalorixás e uma ialorixá. "A reunião focou a formação integral cidadã dos alunos e a possibilidade de conhecimento do Fenômeno Religioso e os líderes religiosos mostraram preocupação e interesse em contribuir para que a sociedade de Salvaterra se torne mais consciente de suas crenças e responsabilidades", argumentam os professores. O desfile ganhou apoio de diversos líderes" Para o desfile, seria criada, uma personagem chamada Sagrado, que expressaria a compreensão do Transcendente em todos os segmentos religiosos. Seria um aluno negro, quebrando assim um estereótipo. Trajado por uma túnica de várias cores, representativas das diversas religiões, teria uma grande simplicidade e seriedade, capaz de transmitir fé, força e segurança, valores comuns a todas as tradições religiosas", diz o artigo. Os alunos representaram o catolicismo, o protestantismo de fronteira, o pentecostalismo, a umbanda, o candomblé, a pajelança cabocla. Foram acompanhados de algumas lideranças como o pastor da Igreja Adventista, a líder da Fé Baha'í, pais-de-santo e uma mãe-de-santo com vários seguidores, muito bem caracterizados. Integrou-se depois um grupo da Igreja Adventista, Os Desbravadores, acompanhados do pastor e também crianças pertencentes à Igreja do Cordeiro, todas caracterizadas. "Chegamos a ser acusados pela prefeitura de 'ensinar macumba' em sala de aula, coisa que nunca ocorreu", diz Rodrigo Santos. O prefeito de Salvaterra é membro da igreja Assembléia de Deus. No início do ano, a professora Maria do Carmo foi exonerada. Em agosto foi a vez de Rodrigo dos Santos. Os alunos chegaram a fazer manifestações contra a saída do professor, mas a demissão se manteve. "Infelizmente, mesmo publicando um trabalho de referência nacional hoje nós estamos desempregados por cumprir as leis da educação num território negro que possui hoje 15 comunidades quilombolas reconhecidas, mas nem sequer têm o direito ao respeito e ao conhecimento da sua própria história e cultura", diz o professor. (Diário do Pará -http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=59995)

Estes dois professores representam profissionais que explicam as novas gerações o respeito a diversidade. Eles serão com certeza o testemunho dos profissionais para o Ensino Religioso que combatem o proselitismo. Imaginem que sem o ACORDO que o Brasil está firmando com o Vaticano situações como está acontecem, depois da aprovação deste ACORDO o PROSELITISMO será norma neste país e atitudes como deste prefeito serão reconhecidos como posturas legais. Se você acredita no direito a liberdade religiosa de nossa população fique atento a esta nova proposta cujo relator no Senado será o Sr. Fernando Collor.

 

 

 

A Abertura de nosso ANO BRASILEIRO oficialmente acontecerá com o PAINEL: Identidade Pedagógica do Ensino Religioso no atual cenário brasileiro. Acontecerá on line para todos os Estados da Federação no dia 29 de outubro de 2009, com início marcado para as 16:00 até às 18:00

Teremos a participação do Prof. Remi Klein (FONAPER)Profª. Inês Carniato (Revista Diálogo)Profª. Marilac Loraine (Redescobrindo Universo Religioso) – com a coordenação do Prof. Sérgio Junqueira (GPER). Será uma oportunidade riquíssima para discutirmos aspectos deste Ensino Religioso. Você poderá assistir em uma das Tele-salas do Grupo Uninter, informe-se http://posead.grupouninter.com.br/locais-dos-cursos

 

Nos ajude a divulgar, vamos lotar todas as TELE-SALAS de Professores para celebrar este ANO BRASILEIRO DE ENSINO RELIGIOSO. 

 

 

 

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho