15 de setembro de 2009

Região Amazônica se mobiliza para a Semana Global em Defesa da Mãe Terra

 
Seg, 14 de Setembro de 2009 22:19
Tatiana Félix *

Adital - Em Outubro, todo o planeta se mobilizará, entre os dias 12 e 18, com realização de manifestações contra os modelos de mercado que exploram e destroem os bens naturais e a vida humana. Trata-se da 'Semana de Mobilização Global em Defesa da Mãe Terra, contra a Mercantilização da Vida e pela Soberania Alimentar'. O evento será realizado em vários países que adotaram a agenda de atividades do Fórum Social Mundial.

No Brasil, muitos estados realizarão manifestações. A atuação mais forte será na região amazônica, envolvendo comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores (as) urbanos (as), agricultores familiares, povos ribeirinhos, extrativistas, sem-terras e coalizões por Justiça Ambiental. O território amazônico tem sido vítima ao longo dos anos de grandes projetos predatórios, com graves prejuízos às comunidades da região.

O ato une os povos dos nove países da Pan-Amazônia em luta pelos seus direitos por um território de justiça e liberdade e tem a finalidade de rever as estratégias de resistência contra a barbárie capitalista.

Nos estados que compõem a região amazônica haverá seminários, que discutirão, principalmente, a questão energética. Segundo Graça Costa, representante do Comitê organizador do Fórum Social Pan Amazônico, o modelo de desenvolvimento na Amazônia apresenta contradições. "A construção de hidrelétricas se contrapõe à vida dos povos originários da região que vivem às margens dos rios, como os indígenas, quilombolas e ribeirinhos", enfatiza Graça. A construção de novas hidrelétricas desaloja populações e destrói rios.

O objetivo dos seminários é pensar estratégias de combate à exploração da natureza que tem como consequencia o desequilíbrio da vida. De todas as lutas, Graça ressalta que a questão das barragens apresenta mais dificuldades. Ela fala também que a falta de segurança alimentar gera fome e faz frente com a mercantilização da alimentação, apresentando mais uma questão preocupante. "A discussão sobre alimentação acompanha o debate de processos complexos e contraditórios".

Como um encontro preparatório para a Semana de Mobilização haverá, entre os dias 6 e 8 de Outubro, em Montreal, no Canadá, uma reunião para articular e dar visibilidade da programação

Semana de Mobilização

A primeira Semana de Mobilização Global aconteceu em 2008. O intuito da agenda é que o evento aconteça em anos alternados com o Fórum Social Mundial (FSM). Em caráter de urgência das discussões é que está sendo realizada a Semana neste ano, já que já houve FSM no início de 2009. Mas, posteriormente, as Mobilizações Globais devem acontecer nos meses de janeiro.

* Jornalista da Adital
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho