17 de setembro de 2009

[cnpc] Seminários trabalharão a construção de Indicadores da Comunicação no Brasil

Caros(as) membros da CNPC,

Gostaríamos de lhes convidar a participar dos seminários que debaterão a construção de indicadores do direito humano à comunicação.

O primeiro deles acontece no Rio em 28/9, conforme informações abaixo.

O segundo ocorre em Brasília no Auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB em 21 de outubro das 9 às 13h. Em breve, levaremos o hot site com as inscrições da etapa brasiliense. De qualquer forma, contamos com a presença de representantes de organizações que participam da CNPC.

Em novembro, haverá um seminário em São Paulo.

Abraços,

Fernando Oliveira Paulino
Laboratório de Políticas de Comunicação
Universidade de Brasília



INSCRIÇÕES GRATUITAS ABERTAS em
http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1
Seminário trabalhará a construção de
Indicadores da Comunicação no Brasil
Parceria UNESCO, NETCCON.UFRJ, INTERVOZES e LaPCom.UnB convida grupos estratégicos e interessados em geral para o próximo dia 28, 2a.f., às 9h, no Fórum de Ciência e Cultura da UF
RJ, Praia Vermelha

No próximo dia 28, 2af., das 9h às 14h, acontece no Salão Moniz de Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro, o primeiro de uma série de quatro seminários sobre a Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil, organizado pelo NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.UFRJ, através de seu Curso JPPS-Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, em parceria com a UNESCO, com o INTERVOZES-Coletivo Brasil de Comunicação Social e o LaPCom-Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília, e com o apoio da ANDI.

Este iniciativa é parte da parceria firmada este ano entre as quatro organizações para a disseminação do debate no Brasil sobre a questão e a criação de um cenário propício à elaboração de uma proposta concreta de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil.

As inscrições podem ser feitas em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1
e maiores esclarecimentos podem ser obtidos em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores e através do e-mail indicadorescomunicacao@gmail.com

O seminário terá dois momentos: o primeiro apresentará este tema decisivo através de mesa-redonda com Guilherme Canela, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Bia Barbosa, do Conselho Diretor do INTERVOZES, João Brant, da Coordenação Executiva do INTERVOZES, Prof. Fernando O. Paulino, representante do LaPCom/UnB, e Prof. Evandro Vieira Ouriques, coordenador do NETCCON e do JPPS; e o segundo momento será o trabalho coletivo e colaborativo com os grupos estratégicos e o público em geral presentes para a avaliação do andamento das propostas e o recolhimento de sugestões concretas de Indicadores para o Brasil.

Esta iniciativa pioneira no Brasil, fundamental diante da ausência de referências objetivas para mensurar o grau de desenvolvimento da mídia e de efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, tem como base o documento do IPDC-Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação.UNESCO ( http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/a-proposta-da-unesco
) que trata de Indicadores de Desenvolvimento da Mídia (publicado em março de 2008), e uma pesquisa sobre Indicadores do Direito à Comunicação desenvolvida nos últimos anos pelo Intervozes, com o apoio da Fundação Ford.

O Programa IPDC da UNESCO ( http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=13270&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
<http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=13270&amp;URL_DO=DO_TOPIC&amp;URL_SECTION=201.html>  ) busca promover, em âmbito mundial, o desenvolvimento e aplicações-piloto de indicadores. O objetivo das quatro instituições parceiras é viabilizar, no futuro, a aplicação destes indicadores no Brasil.

Com e a partir dos seminários, a idéia é mapear possíveis outras instituições parceiras e avançar na construção de uma proposta de um conjunto de indicadores, elaborada em diálogo com as diversas organizações e instituições ligadas à comunicação, incluindo o Poder Público, empresas e a sociedade civil organizada.

Além do Rio de Janeiro, outras duas capitais realizarão seminários semelhantes ainda neste semestre: São Paulo, na USP, e Brasília, na UnB. Também está prevista a realização de um seminário de caráter nacional, com o objetivo de validar uma proposta de indicadores em questão.

Serviço:
Seminário
A Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil-Seminário de Trabalho"
Dia 28 de setembro, das 9h às 14h
Local: Salão Moniz de Aragão, do FCC-Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro
O evento é gratuito.
Inscrições em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1
Mais informações em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores
ou através do e-mail
indicadorescomunicacao@gmail.com
e do cel 21.9205.1696





_______________________________________________
Cnpc mailing list
Cnpc@listas.internetlivre.org
http://listas.internetlivre.org/listinfo.cgi/cnpc-internetlivre.org






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho