16 de setembro de 2009

5ª CONFERÊNCIA DA PAZ NO BRASIL

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA

Brasília,  14 de Setembro  de 2009.  

Circular   87/2009

Caros Irmãos e Irmãs,

Neste próximo  dia 17 de setembro (quinta-feira), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília, a partir das 09:00 horas,  estará se realizando a  "5ª Conferência da Paz no Brasil", evento promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC,  com o apoio de diversas organizações da sociedade e órgãos dos poderes constituídos.

É importante lembrarmos que a Conferência da Paz foi criada para dar continuidade às Campanhas da Fraternidade ecumênicas dos anos de 2000 e 2005, que visavam à construção de uma cultura de paz no Brasil sob os temas: "Dignidade Humana e Paz" (2000) e "Solidariedade e Paz" (2005), e em suas edições anteriores o CONIC convidou diversas entidades, organizações e movimentos para somarem esforços na construção dos programas que foram apresentados, tendo a URI Brasília tido a honra de participar, colaborando de forma mais presente com as realizações das segunda, terceira e quarta conferências.

Nesta quinta edição, a conferência irá debater o tema  "Economia e Vida", em sintonia com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, que terá  seu material da campanha lançado quando da abertura do evento.  

Esta Campanha da Fraternidade de 2010, terá o tema "Economia e Vida" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24), e se constituirá em mais uma oportunnidade de aprofundamento da aproximação e cooperação entre as igrejas, discutindo e promovendo ações sobre um tema de tamanha importância.

Alguns dos temas e palestrantes  que estarão na Conferência:

Dilemas das políticas sociais no Brasil

- Prof. Marcio Pochman  

Reflexões éticas sobre economia e vida

- Prof. Guilherme Costa Delgado

Economia solidária: práxis para um novo mundo

- Prof. Sidney Lianza

O CONIC,  estará estará representado na Conferência, por seu Secretário Geral, Reverendo Luiz Alberto Barbosa e pelo Assessor do CONIC para a Conferência, Pe. Gabriele Cipriani.

Por fim, ressaltamos que uma das finalidades do evento, será debater sobre os projetos de lei relacionados ao tema e contribuir para a construção de uma cultura de paz e não-violência no país, por meio do diálogo entre Igrejas, entidades da sociedade civil e órgãos do Estado, encerrando as atividades com a divulgação de uma  Carta.

Maiores informações:

Tel: (61) 3321-4034

E-mail: conic.brasil@terra.org.br 

www.conic.org.br

Agradecemos a todos os irmãos do CONIC, em especial ao Pe. Gabrieli e ao Reverendo Luis Alberto, pelo convite o qual reforçamos, pela importância que se manifesta através desta proposta, especialmente que as igrejas e sociedade como um todo possam  também refletir e principalmente trabalhar na construção de ações concretas também neste tema que ora se apresenta.  

Atenciosamente,  

Elianildo Nascimento

URI BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho