22 de setembro de 2009

1º Caminhada das Comunidades de Terreiro do DF e Entorno no dia 23 de setembro de 2009 às 9 horas

Acesse:

www.diversidade-religiosa.blogspot.com

O Conselho Nacional da Umbanda do Brasil, como membro do Fórum de Religiões Afro, tem a honra de convidar à todos os irmãos, amigos e parceiros das religiões de matriz afro-brasileiras, ameríndias e indu-européias para a 1º Caminhada das Comunidades de Terreiro do DF e Entorno no dia 23 de setembro de 2009 às 9 horas.

A história tem provado que as conquistas são forjadas nas lutas, protestos e marchas. E que o exercício da paciência e perseverança são as marcas principais dos movimentos de defesa das liberdades e das garantias à direitos universais. O Conselho Nacional da Umbanda do Brasil se une às frentes importantes para o avanço de práticas de inclusão social, combate a intolerância religiosa , étnica, racial, de gênero e cultural. E do ideal de que "somos diferentes, mas não somos desiguais", expressos na palavra de Pai Rivas Neto, emana a cultura de paz possível apenas através da partilha igualitária das riquezas materiais e imateriais desse planeta.

Pelos presentes que ganhamos de Oxalá, Zamby, Alá, Buda, Krishna, Jesus Cristo e tantos outros nomes para a força espiritual que rege nosso planeta devemos apenas o agradecimento. O reconhecimento são as novas batalhas que teremos pela frente, isto é, mais trabalho. E nesse momento encontrar mais pontos de convergência para um mundo harmônico, cooperativo e socialmente justo será, na visão do CONUB, o caminho a ser trilhado.

Aqui algumas das conquistas do povo brasileiro em prol da diversidade religiosa:

-Faculdade de Teologia Umbandista

-Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa - 21 de Janeiro

-Audiência Pública: Mídia e Diversidade Religiosa / Câmara dos Deputados

-1º Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI

-Seminário Centenário da Umbanda / Câmara dos Deputados

-Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Umbanda / Plenário da Câmara dos Deputados

-Diretrizes na 11º Conferência de Direitos Humanos para a criação de um Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

-Fórum de Diversidade Religiosa do Distrito Federal


O Fórum de Religiões Afro, merecedor de todo o respeito e apoio do CONUB, é um marco histórico dessas e de muitas outras conquistas da nação brasileira. E por esse mérito apoiamos as iniciativas e somos parceiros nas frentes por justiça social e pluralismo de ideias que forem lançadas pelo FOAFRO.



Iberê Lopes

Discípulo de Pai Rivas (Mestre Arhapiagha)
Conselho Nacional da Umbanda do Brasil-DF
"somos diferentes, mas não somos desiguais", Pai Rivas

Serviço:
O que: Caminhada das Comunidades de Terreiro
Quando: dia 23 de setembro às 09h
Onde: Partindo da biblioteca nacional até o Congresso nacional; câmara distrital (15h)
Contatos: Michael: 61 8141 6843, Luiz ALves: 61 8131 1289, Alexandre: 61 8468 4002

1) - PRIMEIRO MOMENTO - CONCENTRAÇÃO: 09:00 HORAS.

LOCAL: Área do Museu e Biblioteca Nacional

No momento de iniciarmos a caminha, serão entoados cânticos para Exú e em seguida para Ogun, os mesmos serão entoados pelos Ogãns nas Nações Angola, Ketú e Gege, além de ser procedida a cantiga em Umbanda, seguindo a a seguinte ordem por comunidade:

- Cantigas para Exú Yoruba (Ketú), Ewê Fon (Djeje), Kimbundo ou Kicongo (Angola e Omolokô) e Português (Umbanda, Terecô, outras), em seguida o Ogãn que entôo a cantiga para Umbanda abre a outra seqüência

- Cantigas para Ogun Português (Umbanda, Terecô, outras), Kimbundo ou Kicongo (Angola e Omolokô), Ewê Fon (Djeje) e Yoruba (Ketú).

2) - SEGUNDO MOMENTO - CAMINHADA.

PERCURSO: Biblioteca Nacional até o Congresso Nacional.

Cantigas e/ou toques em Ijesá durante toda a caminhada.

3) - TERCEIRO MOMENTO - CHEGADA NO CONGRESSO - PEQUENA PAUSA.

De frente ao Congresso Nacional

Será entoado o Hino da Umbanda que será cantado por Pai Francisco de Ogum,

Pequena pausa para organização e receber as autoridades que estiverem presentes, ao recebermos as autoridades será efetuado um toque para Xangô. neste momento será aberta a fala para os mesmos e entregaremos a carta de reinvindicações.

4) - QUARTO MOMENTO - LAVAGEM DA RAMPA DO CONGRESSO.

Cantigas para Oxum, Iemanjá e Oxalá.

5) - QUINTO MOMENTO: ALMOÇO/LANCHE, PREVISTO PARA 13:00 HORAS.

Os participantes do evento serão descolados para o local aonde será fornecida a refeição ou lanche, pois estamos tentado conseguir a refeição para todos.

6) - SEXTO MOMENTO - UNB - 14:00 HORAS.


Uma das comitivas que tenha em torno de 50 membros seguirá para a UNB, para desta forma prestigiar o evento que estará ocorrendo de autoria do Evair da SEDH / MJ, seguindo em seguida para a Câmara Distrital para se juntar aos demais.


7) - SEXTO MOMENTO - LAVAGEM DA RAMPA DA CÂMARA DISTRITAL - 15:00 HORAS.

Deslocamento do local da refeição/lanche para a Câmara Distrital aonde será efetuado apenas o ritual de lavagem com cantigas para Oxum, Iemanjá e Oxalá - ENCERRAMENTO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho