10 de julho de 2009

A luta pela paz é parte essencial da luta por uma nova ordem internacional

Diretoria do Cebrapaz convoca

Segunda Assembléia Nacional da entidade



Durante a reunião da diretoria ampliada realizada no último dia 09 de maio, que contou com a participação dos núcleos estaduais do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, a direção nacional do Cebrapaz aprovou a convocação da Segunda Assembléia Nacional da entidade sob o lema Paz, Solidariedade e Soberania Nacional. A Assembléia será realizada nos próximos dias 24, 25 e 26 de julho na cidade do Rio de Janeiro, e contará com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura da cidade.

A luta pela paz é parte essencial da luta por uma nova ordem internacional

A Segunda Assembléia Nacional do Cebrapaz irá analisar o atual contexto internacional, no qual uma profunda crise do sistema capitalista ganha destaque, acompanhada por uma contestação da hegemonia norte-americana e a emergência de novos pólos de poder no cenário internacional. O objetivo é analisar qual a importância da luta pela paz neste contexto.

No atual cenário, a novidade é a emergência de novos pólos econômicos e políticos, constituídos a partir de coalizões de países que buscam o seu direito à paz, ao desenvolvimento e à soberania nacional. Trata-se de um cenário de disputa, de um lado as grandes potências imperialistas buscam impedir a consolidação de novos atores, especialmente os EUA, que tentam evitar a ruptura da unipolaridade. Do outro, os países em desenvolvimento buscam consolidar uma ordem internacional mais justa, e que beneficie o desenvolvimento e o bem-estar de suas respectivas populações.

Para o Cebrapaz fica claro que qualquer mudança no cenário internacional não acontecerá de forma pacifica. O imperialismo estadunidense usará todos os meios para continuar sendo o epicentro do sistema internacional e, para tanto, poderá usar a força para impor seus interesses, sem ceder posições gratuitamente. A força é a reserva estratégica que o imperialismo possui.

Abre-se um novo cenário para a luta antiimperialista, com contornos mais complexos e nuances mais sutis. A luta pela paz se mantém como parte essencial da construção de uma nova ordem internacional, fundada no respeito ao direito internacional e a soberania das nações.

Fortalecer o Cebrapaz

Entre os objetivos prioritários da assembléia está a consolidação do Cebrapaz como um movimento amplo, de caráter antiimperialista, patriótico, defensor da solidariedade aos povos em luta, uma corrente política e cultural em defesa da paz no seio da sociedade brasileira.

Abrir uma nova etapa na construção do Cebrapaz que dê um salto de qualidade em sua experiência organizativa e política está entre os objetivos da assembléia, que visa transformar a indignação em ação organizada e consciente, fortalecendo desta forma o Cebrapaz para uma nova jornada de lutas antiimperialistas.

Uma assembléia construída no meio da luta

O processo de preparação da Assembléia Nacional do Cebrapaz se dará em meio a "Campanha Contra a Reativação da Quarta Frota", através da qual buscaremos debater, no decorrer dos encontros estaduais preparatórios, os reais motivos que levaram os EUA a reativar este aparato de guerra em águas da nossa região.

Realização dos Encontros Estaduais Preparatórios

A reunião de diretoria aprovou a realização de encontros estaduais preparatórios entre os meses de maio e junho, com o objetivo de aprofundar o debate nos estados sobre o caderno de debates da assembléia. Os Encontros Estaduais terão a responsabilidade de eleger os delegados da Assembléia Nacional. Cada Estado possui uma cota de participação. Para maiores informações consultar a direção nacional da entidade.

Programação inicial

A diretoria aprovou uma programação inicial da Assembléia, que será organizada da seguinte forma:

Dia 24 (sexta-feira)

Noite:


Ato político cultural de abertura

Dia 25 (sábado)

Manhã:


Conferência inaugural: "A luta dos povos em defesa da paz e da soberania nacional"
Tarde:
Painéis de debate sobre os eixos de atuação do Cebrapaz (simultâneos):
A solidariedade aos povos em luta ao redor do mundo

América Latina - O Continente Rebelde

A luta contra as bases militares estrangeiras e as guerras

A defesa da cultura de paz.

Dia 26 (domingo):

M

anhã:
Apresentação e debate dos textos preparatórios à assembléia nacional
Tarde:

Aprovação do plano de trabalho

Aprovação da declaração final

Eleição da nova diretoria

Atividade de encerramento

Para maiores informações entre em contato conosco através do e-mail

cebrapaz@uol.com.br ou ligue para (11)3223-3469. A Direção Nacional do Cebrapaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho