25 de julho de 2009

Diversidade e igualdade no trabalho

 
Foco da campanha de dois anos é proteger pessoas com deficiência, negros e homossexuais
 
Sex, 24 de Julho de 2009 19:55

Correio do Povo - RS - 24 de julho de 2009 


 

 

O Ministério Público do Trabalho lançou ontem a campanha a favor da diversidade e igualdade no acesso ao mercado de trabalho. A iniciativa, formada por outdoors, busdoors e anúncios, tem como objetivo provocar e estimular o debate sobre a discriminação no ambiente profissional, além de conscientizar a população sobre a importância do respeito à diversidade.

Segundo a procuradora do Trabalho Márcia Medeiros de Farias, que articulou a iniciativa, mensalmente o MPT/RS recebe dezenas de denúncias de empresas que discriminam profissionais por sua idade ou por terem uma deficiência.

A campanha, que terá validade de dois anos, tem como foco permitir e valorizar a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, negros e homossexuais. 'Esses são os casos mais comuns de discriminação e os mais complicados de serem tratados, porque nem sempre é de maneira amigável que a situação é resolvida', relatou a procuradora. Ela ressaltou que o trabalho do MPT ocorre em dois pontos: a repressão e a prevenção. A repressão é realizada por meio de visitas e fiscalizações, após denúncias. Já a prevenção é feita por meio de campanhas e interlocuções com entidades e organizações não-governamentais.

A médica coordenadora do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da RGE, Mônica Lupion Pezzi, presente ao evento, citou o trabalho desenvolvido dentro da empresa junto aos profissionais com deficiência. Mônica destacou que nos serviços a produtividade deles é igual à de outros funcionários.

'O critério de trabalho tem que ser aptidão para a função e não a idade ou a condição física', expôs. A RGE tem 1,4 mil funcionários, sendo que 70 têm deficiência ou foram reabilitados depois de afastamento por problema de saúde.

MATEUS BRUXEL

Fonte: www.direitoshumanos.etc.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho