14 de julho de 2009

Adiado julgamento das sete lideranças bahá'ís

 

A chama do amor fraternal está sempre acesa em nossos corações.


Queridos amigos e amigas temos notícias fantásticas que nos mostram que a força da oração, do amor e a força das ações em conjunto e a união das pessoas no mundo, poderia sim mudar os rumos da situação dos nossos amdos irmãos no Irã.
Vejam a notícia muito boa que temos, sei que podemos agora unir ainda mais, e atraves desta força realmente conseguir tirar nossos irmãos da prisão.

Vejam abaixo:

2009-07-13 16:41:15

ACESSE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS COLOCADAS NA ABEN:

:: FÉ BAHÁ'Í NO MUNDO

Adiado julgamento das sete lideranças bahá'ís, segundo relatos

BRASÍLIA (com informações de Genebra) — Segundo relatos, autoridades iranianas disseram aos familiares das sete lideranças bahá'ís que encontram-se detidas na prisão de Evin em Teerã que seu julgamento foi adiado. Não foi-lhes informada uma nova data.


Mantidos presos há mais de um ano, os sete deveriam ter sido julgados no sábado passado, apesar de esta informação também basear-se em informações orais das autoridades, cujos relatos frequentemente mostraram-se não-confiáveis no passado.

Os sete foram presos no outono de 2008 e encontram-se detidos há mais de um ano sem nenhuma acusação formal ou acesso a seus advogados. Relatos oficiais de noticiosos iranianos declararam que os bahá'ís serão acusados de "espionagem para Israel, insulto a santidades religiosas e propaganda contra a República Islâmica".

Os sete são: Sra. Fariba Kamalabadi, Sr. Jamaloddin Khanjani, Sr. Afif Naeimi, Sr. Saeid Rezaie, Sra. Mahvash Sabet, Sr. Behrouz Tavakkoli e Sr. Vahid Tizfahm. Todos foram presos em 14 de maio de 2008 em suas casas em Teerã, à exceção da Sra Sabet, que fora presa em 5 de março 2008 durante uma viagem a Mashhad.

A Comunidade Internacional Bahá'í afirmou repetidamente que os sete estão sendo mantidos presos exculsivamente com base em suas crenças religiosas, exigindo sua imediata libertação.

Tais apelos para a libertação dos sete foram ecoados por governos e grupos de direitos humanos por todo o mundo. Na sexta-feira (10), a Anistia Internacional emitiu um comunicado de imprensa no qual demandava que as autoridades iranianas libertassem os sete. Na quinta-feira (9), a Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos, respondendo a uma carta de Roxana Saberi (a jornalista irano-americana que passou quase quatro meses em uma cela de prisão iraniana, também exigiu a libertação dos sete. Também na quinta-feira, Angelika Beerin, membro do Parlamento Europeu, em nome da delegação parlamentar para o Irã, clamou pela libertação dos sete, ou que, no mínimo, um possível julgamento fosse livre, justo e aberto.

No Brasil, nesta mesma data o Deputado Federal Luiz Couto (PB) fez um pronunciamento em que exigiu a libertação dos sete; e o Senado Federal emitiu um voto de censura ao Irã e de solidariedade aos bahá'ís, fazendo forte menção ao caso das sete lideranças. O voto foi sugerido pelos Senadores Cristóvam Buarque (DF) e Eduardo Azeredo (MG), presidentes, respectivamente, das comissões de Direitos Humanos e de Relações Exteriores.

Para ler o artigo original (em inglês), acesse http://news.bahai.org/story/723.
Para conhecer os perfis das sete lideranças bahá'ís presas em Teerã, acesse http://news.bahai.org/story/695 (em inglês).

Acesse a matéria no blog da Secretaria: http://secext.bahai.org.br/2009/07/adiado-julgamento-das-sete-liderancas.html

Fonte desta matéria: Agência Bahá'í de Notícias (ABEN)

Um grande e carinhoso abraço, e Deus abençoe poderosamente a todos e todas que nos ajudaram em orações, enviando mensagens, palavras de conforto e muito amor, conte com nosso amor sincero e orações por todos vcs dos grupos.

Catarina

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho