12 de junho de 2009

Lançamento do livro "Oyé Orixá"


Oyé Orixá
Umbanda e a síntese dos princípios do Branco, do Vermelho e do Negro
 
Lançamento do livro no dia 17 de Junho, às 19 horas no Rayuela Café, 412 Sul, Brasília
 
 
 
É preciso compreender a diferença existente entre as semelhanças de conceitos e sistemas empregados pela Umbanda com o conteúdo de outras filosofias antes de declarar a própria Doutrina Umbandista como "uma mescla" de diversos segmentos religiosos, o que lhe retiraria toda a sua personalidade mística, a qual se afirma, aliás, de maneira pungente sobressaindo claramente das demais, o que lhe vale a outorga de primaz em seu gênero.
(Trecho da Apresentação)
Poucas tem sido as abordagens na pesquisa intelectual e bibliográfica da matriz africana da Umbanda no Brasil que enfocam os princípios Fun Fun (o branco), Pupa (o vermelho) e Dudu (o negro).   
Dividido em 18 livros, este Oyé Orixá (sendo Oyé = Sabedoria), é um livro simultaneamente para leitura dos adeptos das filosofias afro-brasileira e para pesquisa e reflexão dos estudiosos no assunto.  Tudo isso devido ao conjunto de histórias, mitos, lendas, descrições, apontamentos de estudo e da vivência prática dos autores nos centros e terreiros de Umbanda e Candomblé em Salvador e Brasília. O simbolismo da Umbanda é essencialmente duplo: por um lado é racional e passível de compreensão em suas analogias e representações, por outro é imaginativo, místico e espiritual. Em seu contexto místico, iremos encontrar aqui a linguagem velada de seus ensinamentos maiores, aquela utilizada pelos Guias Espirituais em sua maneira de se expressarem, mas também o profundo da sua filosofia esotérica, cuja liturgia preserva em sua substância o plano do sagrado. É um livro para ter sempre do lado. Para ler e reler seus ensinamentos como quem bebe em um poço cuja água nunca pára de jorrar.
 
 
OS AUTORES
Marcelo Costa Nunes (Obá Apejá) é historiador. Estudou simbologia antiga no Egito, Grécia e Roma e há vinte e três anos vem pesquisando e escrevendo sobre mitologia africana e tudo que envolve a filosofia e o culto à Umbanda. Desde 1993, é dirigente da Sociedade Ecumênica do Triângulo e da Rosa Dourada, Ordem espiritualista de caráter iniciático voltada ao estudo e prática da Umbanda e das filosofias do passado.
 
Rafael Alves de Assis (Oju Meji Obaluaiê) é vice-coordenador da Sociedade Ecumênica do Triângulo e da Rosa Dourada é um dos responsáveis pela direção do Templo Espiritualista São Jerônimo, em Brasília-DF.
 
Informações: Florence Dravet (9238-5912)
 
________________________________________________________
Assessoria de Comunicação
Inês Ulhôa - assessora de imprensa (9966-8898) ines.ulhoa@palmares.gov.br
Jacqueline FreitasMarcus BennettTelefones: (61) 3424-0164/ 0165/ 0166 www.palmares.gov.br 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho